Basta olhar para o lado e entender o grande desafio que é se diferenciar e fidelizar clientes. Com um mercado altamente competitivo, novas tecnologias surgindo a cada dia e consumidores em busca de qualidade e humanização no trato com as empresas.
O prestador de serviços de TI precisa repensar sua forma de trabalhar e seu papel estratégico no crescimento das empresas.
Talvez você esteja se perguntando se atrair e fidelizar clientes é realmente algo relacionado ao escopo de trabalho do prestador de serviços de TI. Ao longo do texto você perceberá que a relação entre esses dois campos é bem próxima e que sim, a tecnologia faz a diferença quando o assunto é manter o cliente na empresa.
Para tanto, listamos 6 dicas para que vão lhe dar o chamado “caminho das pedras” da fidelização de clientes. E para lhe provar que vale a pena, começamos pelas vantagens de se investir em um relacionamento duradouro com os consumidores.
Já de início destacamos: manter os clientes que você já tem demanda menos energia da equipe e menos recursos financeiros do que conquistar amantes e consumidores de sua marca.
De acordo com dados divulgados no Portal Pequenas Empresas Grandes negócios, conquistar novos prospects custa até 5 vezes mais caro. E tem mais: 65% das vendas são relacionadas a clientes fiéis. Temos aí dois bons e sólidos motivos. E há outras vantagens, tais como:
>> Saiba mais: Saiba porque clientes problemáticos precisam de um atendimento especial
Pois bem! Agora que você já viu que a reputação e o caixa da empresa agradecem a fidelização de clientes, é hora de entender o papel do prestador de serviços em TI nesse contexto.
A atuação do profissional de TI se dá tanto do lado de dentro da empresa quanto para o cliente diretamente. Internamente, o trabalho se dá na construção das boas condições da entrega da empresa como um todo. Isto é, otimiza o trabalho de setores como marketing e vendas, para a elaboração de campanhas mais efetivas.
Já externamente, a tônica é o contato direto com o público, a solução de problemas e atendimento de demandas. Influi expressivamente na experiência do consumidor com o produto e na reputação da marca.
>> Saiba mais: Quais qualidades para ser um bom prestador de serviços de TI?
É hora então, de conferir 6 dicas fundamentais para atuar de modo mais estratégico e direcionado a conquistar e encantar os clientes. Veja só:
Conhecer as características do cliente, as preferências, dores e necessidades vai lhe orientar para estratégias e ações mais capazes de fortalecer os laços com seus públicos. No caso do cliente que já demonstrou potencial para ser fidelizado, ou seja, já contrata seus serviços e está satisfeito, é fundamental ir direto à sua demanda, demonstrar conhecimento e familiaridade.
Sem a ciência dessas informações, vai ser bem difícil entender o comportamento do cliente e o que ele espera de prestador de serviços em TI e da empresa.
Essa dica é muito relevante para o prestador de serviços de TI, principalmente quando possíveis problemas aparecem. A transparência e o alinhamento vão lhe assegurar a coerência da prestação de serviço e ainda deixar o cliente seguro e muito bem informado.
Ele vai dizer exatamente o que quer e precisa e você em contrapartida deixará claro até a que ponto vai a capacidade em atendê-lo. Isso no sentido de saber se as soluções que você disponibiliza vão ao encontro da demanda do cliente.
Sabe aquele fornecedor que não se importa em entregar algo de que o cliente realmente precise e está focado em vender a solução mais cara? Essa forma de transação comercial está caindo por terra a cada dia e depõe totalmente contra o profissionalismo e, em alguns casos, contra a ética da empresa.
Certamente, se você oferecer ao consumidor a melhor solução para o problema dele, vai gerar confiança e segurança para que ele repita a compra. Ponto para o prestador de serviços de TI.
>> Saiba mais: Sua empresa está fazendo tudo para melhorar o atendimento ao cliente?
Aqui temos um dos principais alicerces da conquista e da fidelização de clientes. O prestador de serviços de TI deve ter em mente que a excelência do atendimento ao cliente também é construída nos pontos de contato do help desk, por exemplo.
Além de informações corretas e empatia, é importante considerar também:
As empresas que ouvem o feedback dos clientes e fazem dele uma fonte de informação saem em disparada na qualidade dos serviços prestados e das relações estabelecidas. Portanto, colha quantos feedbacks conseguir e faça deles um parâmetro para manter o que está dando certo e melhorar o que for preciso.
>> Saiba mais: Como se livrar do medo de trocar de Help Desk?
Eis aqui uma das principais potencialidades da empresa: a sintonia entre marketing, vendas e TI. Em plena era do Big Data, como desprezar ou como não usar dados estrategicamente? Não dá, não é mesmo?
O ideal é criar uma base de compartilhamento de dados, para que cada um desses setores tenha conhecimento amplo sobre o consumidor, o mercado, as tendências e outros fatores relevantes. A contribuição do prestador de serviços em TI é indispensável.
Conquistar e fidelizar clientes é um desafio diário para as empresas e para estar à frente da concorrência e despontando no mercado é essencial contar com trabalho em equipe, integração entre setores e com o aperfeiçoamento do prestador de serviços de TI nesse fluxo.
Avalie bem as dicas e bom trabalho! Ah! E continue acompanhando nosso conteúdo no blog da Mildesk.