Muitos clientes ainda sofrem quando precisam recorrer a um help desk. Na maioria das vezes acreditando que será desgastante aguardar o atendimento. Mas você sabe como reverter esta situação e garantir a satisfação do cliente?
É fato consumado que além de aumentar as vendas, garantir a satisfação do cliente é o passo para engajar e fidelizá-los. E nesse caminho o help desk é uma estratégia que garante que no atendimento você cresça, junto ao seus clientes, em resultados positivos.
Cada vez mais as pessoas estão buscando por qualidade nos produtos e serviços. Sejam eles antes das compras, ou no pós-venda. E como todos sabem, boas e más experiências podem gerar grandes impactos para sua empresa.
Imagine que você compra um produto e quando chega em casa percebe algum defeito. E quando você entra em contato com a loja, recebe a resposta que o problema é seu. Infelizmente, algumas vezes são essas as respostas que algumas pessoas ouvem.
E dentre todas as formas de atendimento ao cliente o serviço do help desk é um dos meios mais buscados para se solucionar problemas. E por isso deve-se sempre estar atento a satisfação do cliente. Porque o impacto do atendimento (bom ou ruim), é muito grande para a sua empresa.
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O help desk se tornou a central de atendimento que tem como objetivo de solucionar os problemas que seus clientes encontram. Por isso, se questionar sobre como está o seu atendimento é o caminho para sempre manter o foco na satisfação do cliente.
Quando falamos em relacionamento 1:1, falamos no contato direto. Quando seu cliente está ‘frente a frente’ com um de seus atendentes e precisa de uma solução eficiente para seu problema. É nesse momento em que tudo precisa dar certo.
Quando seu atendente ouve com atenção o cliente, entende seu real problema, e oferece os melhores meios de solucioná-los, é quando se garante a satisfação do cliente. Afinal, é neste momento que haverá um contato direto com sua empresa, e ela mostra sua capacidade de resolver aquilo que foi demandado.
Na prática, imagine que seu cliente abriu um chamado no seu suporte. E quando entrou em contato com sua empresa, foi atendido de forma apática, teve sua ligação cortada, demorou a ser atendido, foi transferido inúmeras vezes. Insatisfação na certa.
Agora, imagine o oposto. Nem preciso descrever tanto. E você já sabe que a satisfação do cliente será certa.
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Para garantir a satisfação do cliente dentro do seu atendimento de help desk, e diminuir o sofrimento que seus clientes passam no dia a dia, é importante que se ter em mente sempre boas práticas que devem ser seguidas. Conheça as melhores 7 práticas para se ter a satisfação do cliente.
Quando se fala em help desk associamos na resolução de problemas. Ter um time treinado, que conheça o produto adquirido e como solucionar as demandas que surgirem é de extrema valia. Isso permite que o cliente ganhe mais confiança em quem está atendendo sua demanda, e dê uma segurança maior.
Além disso, treine seu time sobre boas práticas de atendimento. Assim, sua empresa garante que o mesmo nível de qualidade será fornecido a todos os clientes.
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Se seu atendente não sabe ouvir e identificar expectativas, temos um problema grande. Muitas vezes o cliente final não sabe explicar o problema que o produto apresenta. E em 99% das vezes será o atendente que deverá investigar e identificar a real necessidade do cliente. Por isso, nesse momento empatia e atenção é tudo.
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Nós sabemos que para todo e qualquer cliente sua solicitação é prioritária e muito grave. Mas como bons atendentes de help desk sabemos que nem sempre é assim que funciona. Por isso tenha acordos de níveis de serviço internos bem definidos. Para que aqueles que forem realmente prioritários e críticos sejam atendidos primeiro.
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Formar um time de qualidade é essencial para garantir um bom atendimento ao cliente final. Por isso o processo de contratação é tão importante. Ter funcionários resilientes e qualificados é muito importante para que o bom padrão de atendimento e a satisfação do cliente sejam mantidos.
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Se você for perguntar a qualquer pessoa, como elas gostariam de resolver seus problemas, a maior parte vai dizer que por telefone. Mas atender telefonemas aleatoriamente, além de não ser escalável é de difícil organização. Por isso, ter um sistema de atendimento e suporte ao cliente é importante. Nele você pode registrar todos os atendimentos, e gerar relatórios sobre principais demandas. Fornecendo insumos para a melhoria contínua do produto e dos serviços.
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Não apague as informações, use-as. Não adianta ter um software se ele não for devidamente utilizado. Se seu atendente consegue a partir de um histórico saber quais foram as demandas passadas, pode gerar maior empatia pela necessidade do cliente além de poder gerar melhores experiências. Histórico é tudo!
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Quem melhor para dizer se está satisfeito com o seu produto, serviço, atendimento, do que seu próprio cliente. Por isso, sempre que possível, faça uma pesquisa de satisfação. Garanta a melhoria contínua da satisfação do cliente.
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