Apesar das excelentes opções que existem atualmente em softwares de help desk, ainda existem empresas que utilizam planilhas para controlar os chamados e atendimentos.
Inacreditável não é?! Opa!! A sua empresa é uma dessas que usam planilhas? Então, você está no lugar certo, porque vamos apresentar um comparativo para responder a uma pergunta muito importante: por que utilizar help desk?
Você vai ver que o uso de help desk é a melhor escolha para qualquer negócio que deseja se diferenciar pelo atendimento ao cliente de qualidade. Vamos lá?
A primeira grande diferença está na maneira como as informações dos tickets devem ser inseridos.
Com as planilhas, o cliente deverá entrar em contato com a sua empresa e, então, o atendente terá que pegar as informações sobre a solicitação e inserir manualmente na planilha.
Enquanto isso, com o software de help desk, o próprio cliente pode criar um ticket no sistema com todas as informações de sua solicitação e se o cliente preferir enviar um e-mail para sua empresa, um bom software pode até converter automaticamente esse e-mail em um chamado, inserindo os dados no sistema.
>> Saiba mais: Como implantar a cultura de uso de Help desk na TI?
E então, o que você prefere: sua equipe gastando tempo precioso de trabalho para inserir dados em uma planilha, ou livre para fazer o que realmente interessa, que é atender os clientes?
Ah, e não se preocupe: se algum dia você precisar trocar de help desk, a exportação de dados é tão fácil quanto a inserção!
Uma planilha é meramente um registro dos tickets. O fluxo de trabalho ocorre à moda antiga: o atendente precisa repassar a solicitação do cliente para o setor correspondente, controlar o prazo para cobrar uma resolução, registrar a resposta, encaminhar de volta ao cliente e muito mais.
Enquanto isso, o software de help desk permite criar fluxos de trabalho para que seja dado o andamento adequado para cada ticket automaticamente.
Depois que um cliente insere um novo ticket no sistema, ele tem uma sequência de etapas com prazos pré-definidos. A cada nova etapa avançada, a pessoa responsável recebe uma notificação, para saber que deve tomar uma ação.
Isso quer dizer que, com o software de help desk, é muito menos provável que um ticket fique “esquecido” pelo meio do caminho, parado em alguma etapa.
>> Saiba mais: Como se livrar do medo de trocar de Help Desk?
A análise de dados é indispensável para a gestão do atendimento; por isso, a possibilidade de criar relatórios é uma prioridade.
É claro que é possível criar relatórios com planilhas. Porém, é muito mais trabalhoso do que com um software de help desk, especialmente se você quiser criar relatórios a partir de dados específicos ou cruzando dados diferentes.
Se você não é um gênio do Excel, um software de help desk com certeza vai ser a opção mais simples para obter relatórios completos e detalhados.
>> Saiba mais: Por que a análise dos dados de atendimento é importante?
Quando você escolhe trabalhar com planilhas, está assumindo um risco muito alto, porque os dados de uma planilha podem ser facilmente perdidos.
Basta uma pessoa que tem acesso a ela, acidentalmente, apertar o botão “Delete” do teclado… e lá se vai o registro dos tickets! E você não pode fazer um controle mais fino do acesso: ou uma pessoa consegue visualizar a planilha toda, ou não consegue visualizar nada.
Por outro lado, se você adota um software de help desk, pode contar com uma proteção maior dos dados. Não é tão simples apagar um ticket, o que evita acidentes; além disso, existem recursos para o limite de acesso, permitindo controlar quem pode usar o software e quais são as permissões de cada usuário.
>> Saiba mais: Como criar um catálogo de serviços de TI eficiente para a sua empresa?
A planilha é como um pedaço de papel – ela aceita tudo. Se o atendente quiser inserir um ticket na planilha dizendo que ele foi criado no dia 10 quando, na verdade, o cliente entrou em contato e fez a solicitação no dia 1º, como você vai descobrir? Provavelmente, não vai.
Porém, as informações presentes no software de help desk são bem mais confiáveis, porque o próprio sistema gera históricos internos, que permitem acompanhar tudo que aconteceu durante o ciclo de vida do chamado.
Assim, você consegue descobrir quem fez o quê e quando. Esse tipo de auditoria possibilita ao gestor identificar problemas e más práticas na maneira como os tickets estão sendo conduzidos – algo que seria muito difícil fazer com uma planilha, não é mesmo?
>> Saiba mais: Por que o help desk precisa estar alinhado com a expectativa do cliente
Se você acha que é possível controlar todos os tickets da sua empresa com uma única planilha, aqui vai uma má notícia: não, não é. Você vai precisar de várias planilhas diferentes, o que é péssimo, já que a falta de centralização dificulta muito o trabalho com dados.
Vamos imaginar, por exemplo, que você optou por utilizar uma planilha para cada mês. Se quiser observar o histórico de tickets de um cliente, terá que procurar planilha por planilha pelos tickets que ele já abriu.
E imagine só como vai ser complicado acompanhar os tickets em aberto dos meses anteriores, já que você vai ter que ficar alternando entre várias planilhas! Puro caos, não é mesmo?
É por isso que o software de help desk sai ganhando: todos os dados ficam centralizados em um só lugar. Por isso, é muito fácil localizar um ticket específico, acompanhar históricos dos clientes e verificar os tickets em aberto, entre outras tarefas.
>> Saiba mais: Como automatizar processos de TI?
Se nenhum dos itens anteriores foi suficiente para te convencer, e você ainda está sem resposta para nossa pergunta por que utilizar help desk?, aqui vai mais uma boa razão para escolher o software em vez da planilha: é que a planilha é só uma planilha.
Enquanto isso, o software traz inúmeras funcionalidades adicionais. Dependendo do software que você escolher, poderá contar com recursos, como o envio de mensagens coletivas para todos os seus clientes, o controle de horas da equipe e até a implementação de um chatbot para o atendimento.
>> Saiba mais: Saiba quando utilizar Chatbot no atendimento aos clientes
Essas são apenas algumas respostas para a pergunta por que utilizar help desk? Seria possível levantar várias outras! Realmente, não existe comparação entre uma planilha e um software de help desk, levando em consideração tudo que o sistema pode fazer.
Você pode até tentar defender as planilhas porque (algumas delas) não custam nada para a empresa. Porém, na verdade, elas custam muito para a produtividade da sua equipe, a agilidade e a qualidade do atendimento.
É… o barato sai caro! E, no final das contas, o help desk pode até colaborar na redução de custos da empresa.
Você quer saber mais sobre os sistemas de help desk, suas vantagens e sua implementação na prática? Então, acompanhe o blog da Milldesk e não perca nossos conteúdos exclusivos!