Atualmente, o investimento em tecnologia é importantíssimo para o desenvolvimento de qualquer negócio. Afinal, estamos em uma era digital, com diversas transformações e com a economia girando ao redor delas.
Mas para termos um crescimento rentável nesse novo universo, os investimentos devem retornar, certo? Pois é justamente disso que trata o ROI em TI!
Com ele, gerentes e gestores de TI conseguem visualizar claramente quais tecnologias gerarão impactos positivos (e rentáveis!) à empresa. Assim fica mais fácil decidir aonde investir tempo e dinheiro em qualquer setor, reduzindo falhas operacionais e otimizando recursos.
Bem legal, né?
Mas um fato não tão legal assim é que para muitos profissionais de TI, aumentar o ROI pode ser tão desafiante quanto criar um roteiro de Black Mirror.
Mas olha, vamos te contar um segredinho: escolher soluções tecnológicas, além de práticas adequadas e realmente relevantes não precisa ser tão difícil quanto parece!
Continue lendo este artigo e tire essa dificuldade da cabeça!
Antes de tudo, precisamos entender a importância do assunto. Afinal, um cálculo de ROI em TI bem feito pode trazer muitos benefícios, enquanto um cálculo mal feito (ou até mesmo a falta do cálculo!) pode trazer sérios impactos negativos.
Começando pelo lado bom, podemos falar um pouco mais sobre as decisões relativas aos investimentos. Isso porque entendendo o ROI de cada solução tecnológica, gestores de TI podem priorizar aquilo que é mais rentável ao negócio.
Assim, o orçamento pode ser direcionando ao que vale a pena, diminuindo o montante gasto com outras coisas.
Por outro lado, a falta do cálculo pode deixar esse mesmo profissional completamente alheio à situação.
Desta forma, ele não saberá quais setores justificam seus investimentos, logo, será muito mais difícil mostrar avanços ou retrocessos no trabalho para os tomadores de decisão.
Isso reverbera justamente na visão macro do negócio. Se você entende quais áreas estão sendo mais rentáveis, aos poucos será possível visualizar pontos fortes e fracos.
E o melhor: estratégias podem ser estudadas ao longo do tempo para melhorar o que foi percebido. Quando não calculamos o ROI em TI, essa visão fica muito mais superficial e subjetiva.
E tendo uma visão objetiva, ninguém precisará agir por meio de palpites!
Com essa métrica em mãos, o gerente de TI pode argumentar claramente com os tomadores de decisão, mostrando suas razões para investir em algo.
Ou seja, com esse indicador, você terá dados para embasar sua fala acerca de todo o cenário de TI da empresa, podendo ser muito mais assertivo durante as reuniões!
>> Saiba mais: Precisamos falar sobre ROI (Retorno Sobre Investimento) em TI!
Não existe fórmula mágica para aumentar o ROI em TI. Como diria Muricy Ramalho: “é trabalho”!
No entanto, você pode conseguir resultados muito significativos seguindo alguns passos e adaptando-os a sua realidade. Está preparado? Então vamos lá:
Não seria nada legal pedir mais produtividade de uma equipe extremamente eficiente, enquanto outra um pouco mais lenta continua fazendo o mesmo de sempre, né?
Portanto, para não cometer esse e outros erros, saiba exatamente o que cada setor da sua empresa está fazendo.
Depois de mapear tudo, você entenderá quais rotinas são ineficientes, quais tecnologias estão defasadas, prós e contras das equipes, níveis de desempenho etc.
Agora é a hora de buscar soluções! Você pode estudar sobre metodologias ágeis, buscar melhores soluções tecnológicas, conversar com outros gestores para otimizar processos etc.
Cada cenário é um cenário. Logo, algo que funciona para um negócio, pode não funcionar para o seu.
Portanto, esse ponto é muito importante para aumentar o seu ROI em TI: adapte as soluções encontradas para a realidade do seu empreendimento! Ou seja, mude gradativamente o que não está funcionando e faça vários testes até chegar no formato ideal!
Você gosta de burocracia? Não? Nem a gente e, certamente, nem os colaboradores da sua empresa!
Sendo assim, facilite tudo ao máximo. Integre sistemas, ofereça soluções mobile (que tal utilizar o BYOD?), dê treinamentos etc. Temos certeza que todos irão adorar participar dessa transformação!
Como dito no terceiro passo, vá fazendo testes enquanto as novas práticas são implementadas. Enquanto isso, é muito importante monitorar e ir calculando o ROI em TI de cada ação planejada.
Afinal, depois de algum tempo você perceberá avanços grandes e outras coisas que não funcionaram tão bem.
Mas lembre-se que isso é normal! O importante é ter uma boa quantidade de avanços relevantes para que você possa recomeçar todo esse passo a passo focando em melhorar aquilo que ainda não funcionou adequadamente. Agora é a hora de recomeçar tentando novas estratégias!
>> Saiba Mais: Você tem refletido sobre a gestão de negócio
Um serviço de help desk pode impactar positivamente no ROI em TI? É claro que sim!
Imagine que, por exemplo, sua empresa tenha um serviço automatizado que possa redirecionar chamados dos canais e dos fluxos de trabalho. Ou então que ela possa emitir alertas automatizados direcionados a alguma equipe a partir de chamados.
Seria incrível, né?
>> Saiba mais: Saiba porque a automação do help desk otimiza a performance empresarial.
Você pode ter todos esses recursos com uma ferramenta de help desk como a Milldesk.
Além disso, muitos processos internos podem ser melhorados a partir de funcionalidades como catálogos de serviços prestados personalizados por equipes para facilitar o atendimento ou painéis intuitivos para acompanhamentos rápidos e práticos de solicitações.
Se você gostou, que tal conhecer um pouco mais da Milldesk e melhorar o seu ROI em TI desde já? Entre em contato conosco, teremos prazer em te ajudar! E claro, continue acompanhando o nosso blog para aprender mais sobre gestão de TI!
O sistema de Help Desk Milldesk é uma ferramenta que explora os conceitos de usabilidade para garantir mais agilidade e organização para a sua empresa. Saiba como uma poderosa ferramenta de help desk pode ajudar a sua empresa vencer o desafio de ter uma gestão de TI estratégica e com resultados que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.