No setor de saúde atendimento rápido é literalmente vital, pois em poucos minutos pode-se perder uma vida. Pode parecer alarmista, mas quem está à frente das áreas de atendimento ao cliente sabe bem como funciona. E sabe também, que contar com soluções tecnológicas e pensadas para a realidade do setor de saúde faz toda a diferença no dia a dia e na qualidade do serviço prestado.
Cada vez mais o help desk se faz necessário em clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios, entre outros. Você sabe como implantar as soluções de help desk e aproveitar todos os benefícios que oferece ao setor de saúde? É sobre isso que vamos tratar hoje. Acompanhe!
Nos últimos anos acompanhamos, grandes avanços tecnológicos em relação a oferecer mais qualidade de vida aos pacientes. Desde um atendimento mais rápido nos guichês, até a procedimentos mais simplificados e eficientes. A realização de exames, a precisão dos diagnósticos e a redução do desconforto em algumas situações são pontos altos da tecnologia aplicada à medicina e ao setor de saúde como um todo.
Além de ser possível realizar liberações, autorizações e marcações com mais facilidade, recursos como pedidos eletrônicos, prontuários digitais e o próprio help desk garantem uma prestação de serviços mais ágil e qualificada. Vale tanto para os pacientes quanto para os profissionais da gestão e da saúde propriamente dita.
O atendimento ao paciente é um dos cartões de visita de todas as empresas ligas à saúde. Antes de falarmos de planejamento, estratégia e ferramentas, é preciso ter em mente que pacientes e acompanhantes, na maioria das vezes, estão sob forte pressão emocional, portanto, quanto mais humanizado for o seu help desk, mais chances de sucesso em seu atendimento.
Além de proporcionar experiências mais gratificantes ao paciente, o help desk leva para as empresas:
Não basta apenas ter softwares e ferramentas tecnológicas. É preciso saber usá-las a favor de seus pacientes e de seus negócios. Então, confira as dicas:
A maneira de se comunicar e de acolher os pacientes é determinante para a qualidade do atendimento. Portanto, invista em treinamento e qualificação para sua equipe. Isso envolve tom de voz, táticas de negociação e comunicação interpessoal.
Cada segmento tem suas características específicas e a customização é uma das chaves para o bom atendimento. Avalie bem as necessidades de sua empresa e do setor de saúde, e monte um sistema adequado.
A união dos esforços de todos os departamentos da empresa resulta no melhor uso de recursos financeiros e aumento da produtividade. E a interação entre essas áreas é fundamental para o pleno funcionamento do help desk.
Assim, o Centro de Serviços Compartilhados, que é uma forte tendência das gestões atuais, é fundamental para que uma boa base de atendimento seja montada.
Como você viu, a qualidade do atendimento no setor de saúde está relacionado a um bom planejamento e a uma boa gestão de serviços. Quer saber mais sobre esses temas? Continue acompanhando nossos conteúdos no blog, aproveite e curta nossa página do Facebook, siga nosso perfil do Twitter e inscreva-se no canal do Youtube!