A gigante da Internet Amazon é reconhecida e considerada pela qualidade no atendimento ao cliente e nas suas entregas, promovendo o fato de não apenas ouvir o cliente, porém entendê-lo. Essa visão demonstra que a Amazon possui uma forma inovadora de lidar com as vendas e as entregas.
Além disso, sua base de operação possui uma visão muito maior do que somente a venda ao cliente, passando por toda a experiência de venda, desde a pesquisa até a entrega do produto e eventuais devoluções devido a qualquer problema que possa surgir.
Para uma empresa primordialmente online, essa cadeia de atendimento passa uma boa sensação de qualidade no atendimento ao cliente.
E você, deseja saber mais sobre o que o atendimento ao cliente da Amazon tem a nos ensinar? Continue lendo nosso post!
A Amazon detém a sua fama de satisfação dos usuários devido a qualidade no seu atendimento e nas suas entregas. Mesmo correndo contra diversos fatores que normalmente seriam aceitáveis em caso de atrasos, a Amazon mantém os prazos de entrega das compras feitas pelos seus usuários, e consequentemente tendo um enorme impacto na satisfação do cliente.
Com mais de 164 milhões de clientes em todo o mundo, a Amazon promove a era digital e garante servir estes clientes em todos os departamentos e produtos que estão presentes e disponíveis. Mesmo com todo o seu tamanho, continua centrada na experiência do cliente e se preocupa com isso em cada operação que atua.
Para garantir a satisfação no atendimento ao cliente e com isso resultados estratégicos, a empresa possui diversas características.
A preocupação com os produtos é tão importante para a Amazon que gerou o desenvolvimento de novos processos para que a entrega seja bem sucedida em todas as formas. Com um padrão que se destaca perante todos os concorrentes, a empresa possui inclusive um programa para entregar o produto diretamente na casa ou num local escolhido pelo cliente.
Além deste tipo de entrega, a empresa também desenvolveu uma forma de garantir a entrega de forma flexível e com segurança, através dos seus “lockers”. Os armários da Amazon são caixas que podem ser alugadas por um período sem custo para que o pacote seja entregue e seja aberto somente pelo cliente que realizou a compra, permitindo a flexibilidade e menores índices de roubos e danos.
Mesmo sendo uma empresa online, a Amazon se preocupa em estar presente fisicamente para o cliente, mesmo que de uma forma despercebida. Com os produtos sendo entregues a partir de seu próprio serviço, passa a garantir que a entrega seja efetuada na maneira e no tempo correto – mais uma forma de conquistar seus clientes.
Além disso, outro ponto importante para a presença física da empresa são os casos de retorno de itens. Isso é um desafio para uma companhia majoritariamente online. A partir de algumas parcerias, a Amazon está atuando em caso de retorno de algum produto, garantindo mais uma vez a satisfação dos seus usuários.
Algumas lições podem ser aprendidas e implantadas nas suas empresas.
Esse ponto é primordial para conquistar a confiança no atendimento e pode promover resultados estratégicos para a empresa. O fato de não apenas ouvir os seus clientes, mas entendê-los faz com que essa cultura se espalhe por toda a companhia, voltando-a para a satisfação do usuário.
Essa lição pode parecer simples, mas depende de uma mudança na cultura da empresa. Atender as necessidades do cliente começa com entender o que eles precisam e construir os produtos e soluções com base nisso e não oferecer soluções e produtos pré-definidos.
Para isso, deve-se entender e estabelecer a presença constante do consumidor em todas as ações da empresa. Este pode ser considerado como o membro mais importante da companhia e deve estar presente sempre.
Os serviços prestados e produtos disponibilizados devem estar em constante evolução, a companhia não pode ser contentar no 99%, sempre deve estar em busca do 100% de satisfação do usuário.
Essa premissa deve ser a mais importante em qualquer empresa, mas mesmo assim algumas não levam a sério a lição. No mundo da internet, a propagação de opiniões e pontos de vista é muito maior e ocorre rapidamente, fazendo com que o consumidor prejudicado de alguma forma afete a imagem da empresa com a propagação da sua opinião.
Quer saber mais sobre como o atendimento ao cliente pode impactar positivamente no seu helpdesk e service desk, acarretando em resultados estratégicos na qualidade do atendimento ao cliente?
Acompanhe nosso blog e fique ligado em nossas redes sociais, Facebook, Twitter e o canal do Youtube. Compartilhe nossos posts!