A cada dia nos deparamos com consumidores mais exigentes, informados e conscientes de seu valor para as empresas. Isso torna ainda mais complexo o desafio de se oferecer um atendimento com alto padrão de qualidade em todos os pontos de contato com o público.
Nesse contexto, é imprescindível estar atento e manter sua equipe em dia com as boas práticas no help desk e nos demais meios de interação com o cliente.
Além dos constantes treinamentos e do desenvolvimento das habilidades da equipe de colaboradores da TI e do atendimento, as empresas devem contar com ferramentas avançadas que permitem as chamadas boas práticas no help desk.
Isso desde a abertura de um chamado, passando pela segurança dos dados, armazenamento das informações e claro, eficiência na busca por soluções para o cliente.
Vamos discutir sobre o porquê dessas medidas, como colocá-las em práticas e em seguida, apresentaremos os principais atributos da ferramenta Milldesk para a otimização e qualificação do trabalho do help desk. Acompanhe!
Em uma análise macro, é notório que a qualidade e a estratégia do atendimento ao cliente estão fortemente relacionadas à imagem de uma marca e à prosperidade do negócio. Dessa forma, é praticamente impossível almejar sucesso institucional e mercadológico sem antes ter uma boa base de atendimento, orientação e organização de boas práticas no help desk e demais setores envolvidos.
Podemos sentir isso no dia a dia e nas pesquisas que comprovam numericamente. Veja só alguns dados:
E então, é recomendável começar ou aperfeiçoar o quanto antes a política de atendimento e de boas práticas no help desk, não é mesmo?
>> Saiba mais: 13 razões de como sua empresa pode reter clientes com uso do help desk
Estruturar setores que lidam diretamente com o cliente, que trabalham com as expectativas e as impressões dele em relação à marca, está longe de ser uma tarefa simples e banal. Mas, nem por isso você pode deixar isso de lado. A fim de lhe ajudar a melhorar a qualidade do atendimento em seu help desk, listamos as práticas imprescindíveis para isso. Confira.
O primeiro passo após a escolha de recursos tecnológicos é deixar os colaboradores muito bem preparados para usá-los. Isso tanto no viés técnico quanto no relacionamento com o público. Tenha sempre em mente, que quanto mais o time se preparar, melhores as possibilidades de sucesso. Treinamento e capacitação são investimentos.
A ideia é criar um histórico com situações mais comuns, para que o colaborador não seja pego de surpresa e para que ganhe agilidade na solução do problema apontado no chamado. Desenvolva um rico banco de dados e invista na gestão dessas informações. Na correria d
o dia a dia faz a diferença.
Estendendo o tópico anterior, outro item que deve estar entre as boas práticas no help desk é o desenvolvimento de planos de resposta para situações de crise, por exemplo o plano de resposta à violação de dados. Esses documentos são muito relevantes e deixam a equipe mais organizada e segura em momentos de crises ou problemas mais sérios na área.
Eis aqui uma forte aliada do sucesso do help desk e de todos os departamentos de uma empresa: a definição de tarefas, processos e responsáveis, bem como o acompanhamento da cadeia produtiva. Para facilitar essa gestão utilize os conhecidos SLAs, que nada mais são que acordos para a realização das tarefas. Nesse acordo todos os detalhes e responsabilidade são descritos.
>> Saiba mais: Sua empresa tem um plano de resposta à violação de dados?
A comunicação e o alinhamento com todas as áreas da empresa são bases para que o help desk funcione estrategicamente. Isso fortalece os vínculos entre os colaboradores e permite que o time do atendimento seja mais ágil e eficaz.
Analisar os resultados das ações e do desempenho da equipe gera insights para a evolução do trabalho, aponta o que deve ser modificado, otimiza tempo e recursos financeiros. E mais, permite feedbacks mais justos e consistentes.
Um help desk estratégico precisa contar com soluções que otimizem a rotina de trabalho e permitam a realização de um atendimento efetivo e humanizado. Agilidade, organização, simplicidade e segurança dos dados são aspectos fundamentais para que uma ferramenta de fato amplie a prestação de serviço no setor e a produtividade.
Por isso, destacamos os seguintes atributos da solução Milldesk:
Podemos portanto, concluir que recursos avançados e coerentes com a demanda da sua empresa, somados a colaboradores motivados e bem treinados são ingredientes que além de serem essenciais, funcionam muito bem em sintonia para as boas práticas no help desk. Sua marca e seu faturamento agradecem!
Agora que você já foi apresentado à solução da Milldesk e viu como ela pode aumentar a qualidade do seu help desk e do atendimento ao cliente, acesse o site e conheça todos os detalhes da ferramenta.