O avanço da tecnologia, a ampliação do acesso à informação e as transformações nas relações entre pessoas e empresas formaram o consumidor contemporâneo. Mais crítico, informado e inteligente, o público atualmente busca mais que a simples resolução de um problema. Esse cenário influencia toda a estrutura das organizações, sobretudo a gestão de serviços.
Ao mesmo tempo em que se espera e se exige o aperfeiçoamento das ferramentas e sistemas de atendimento, há a expectativa, e por que não dizer exigência, de posturas e contatos mais humanizados na gestão de serviço como um todo.
Se você é da geração que assistia aos Jetsons, é bem provável que essa dupla tecnologia + humanização já esteja registrada em sua mente. E agora está presente no contexto empresarial, como estratégia de negócios e de gestão. Desse modo, o que podemos esperar para o futuro da gestão de serviços? É o que vamos discutir neste artigo. Acompanhe!
Se tem algo valioso que a tecnologia trouxe para o help desk foi a diversidade de canais e possibilidades de comunicação. Falar com um robô ou ter uma resposta em poucos minutos já é uma realidade ao alcance de todos os usuários da internet. E até mesmo o tradicional telefone, ganhou agilidade.
A mudança mais impactante que podemos enfatizar é a utilização da inteligência artificial como recurso e estratégia para o desenvolvimento de táticas e condutas de atendimento ao cliente.
Ganham os clientes, que recebem respostas e soluções assertivas e ganham também as equipes de atendimento, por terem condições de oferecer um serviço estratégico e qualificado. Além é claro, de otimizar suas rotinas.
Como dissemos no início, o padrão de relacionamento entre as empresas e os clientes mudou. Hoje em dia, apenas um bom preço ou qualidade funcional do produto não são suficientes para satisfazer e fidelizar os clientes.
O consumidor atual quer mais, ele quer conexão com as marcas, empatia, soluções reais para suas necessidades e expectativas. Podemos afirmar que os fatores emocionais são atualmente forte influenciadores no processo de decisão, já que posicionamento, valores e relacionamento são atributos importantes para o cliente.
A tecnologia torna possível entregar ao cliente o que ele espera das empresas. Com ferramentas avançadas, as empresas têm acesso a mais informações do mercado e do perfil do cliente ideal, a base de dados permite o acompanhamento da trajetória do cliente na empresa, possibilita atendimento rápido e efetivo, entre outros benefícios.
Todo esse aparato trabalha a favor da experiência do cliente, que é hoje o principal direcionamento para todo o planejamento estratégico de uma organização. Proporcionar experiências gratificantes e frutíferas ao público em todos os pontos de contato da sua marca é um dos pilares da qualidade do atendimento.
Desse modo, contamos com clientes bem informados, interessados em relações de parceria e focados na otimização do workflow e na racionalização do uso de recursos financeiros em seus negócios.
O fator humano é indispensável para o sucesso da prestação de serviços e do relacionamento com o cliente. E quando aliado a uma boa estratégia de uso da tecnologia, tem-se o cenário ideal para todos tipos de empresa. Separamos três caminhos cruciais que levam ao futuro da gestão de serviços. Veja só.
As empresas que já entenderam que a soma dos esforços de todas as equipes em torno de um objetivo comum é um excelente impulsionador da lucratividade, estão saindo na frente. A integração é promovida por políticas internas e oportunizada por sistemas de compartilhamento de dados. Invista na integração de seus setores, pois essa é uma das bases do atendimento de excelência.
Nada melhor do que ser tratado com proximidade. O desenvolvimento de sistemas que conseguem identificar previamente o cliente por comando de voz, por exemplo, avançam visivelmente no aspecto humanização.
Exemplos como sistemas wearable e apps que permitem o contato direto, são ferramentas que facilitam a personalização e a qualificação do atendimento.
Centro de serviço compartilhado já é tendência nas grandes corporações e tem tudo para avançar. Trata-se da união dos setores para uma gestão melhor de toda a cadeia produtiva da empresa, desde a concepção de uma ideia, até a venda em si. O objetivo é atingir níveis inteligentes e otimizados de produção e uso de recursos materiais.
O aperfeiçoamento da gestão de serviços e a evolução dos recursos tecnológicos caminham lado a lado e estão cada vez mais ligadas ao atendimento de excelência ao cliente. Seja qual for o perfil do seu help desk, essa dupla tem muito a contribuir.
Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades do setor!
Aproveite também para curtir nossa no Facebook, seguir nosso perfil no Twitter ou conferir nosso canal no Youtube!