Gestão de Ativos

Um dos grandes desafios de uma empresa de TI é proporcionar uma gestão de ativos de tecnologia de forma eficiente e que gere retorno com a identificação, controle e manutenção dos recursos tecnológicos de uma organização. De forma adequada, permite uma redução de custos relacionados à infraestrutura do negócio e da TI. Softwares podem auxiliar no inventário de forma automatizada, como o Invnet da Milldesk.

Uma gestão de ativos eficaz permite tanto o controle junto à infraestrutura física, com a prevenção de extravios, roubos e perdas dos equipamentos quanto com o controle via software, analisando e evitando a utilização de produtos de softwares sem licença e obsoletos, além dos próprios equipamentos em si. Isto tem impacto direto na produtividade e resultados do negócio, ajudando a reduzir custos e a manter a qualidade do trabalho.

E você, quer saber mais sobre como fazer uma gestão de TI eficiente? Continue acompanhando a nossa publicação!

Manutenção de ativos

Pontos importantes para uma gestão de ativos de TI

Uma gestão de ativos de TI tem como responsabilidade principal cuidar de todos os componentes relacionados a Tecnologia da Informação dentro da empresa, sejam eles físicos ou não. Este cuidado passa desde a saber como estão sendo utilizados e vai até a quesitos de segurança da informação, isso inclui a homologação de softwares que podem ser usados sem que hajam falhas de segurança. Alguns pontos que são importantes para uma gestão de ativos de TI são listados abaixo:

  1. Faça a organização e mapeamento dos seus ativos de TI

O ponto principal de qualquer gestão de ativos de TI é entender e organizar todos os componentes que compõem o setor. Saber os detalhes de quem são os usuários dos sistemas, dos equipamentos e aonde estão localizados em cada departamento, são informações valiosas para a gestão de TI.

Esta organização e mapeamento deve conter também as correlações entre os equipamentos, áreas e funcionários, levando em consideração a infraestrutura geral da gestão de TI. Um ponto importante é a consistência da informação a qual está sendo colocada no inventário de ativos.

A estrutura e a organização dos recursos de tecnologia precisam estar alinhados com a estratégia da empresa, mantendo as informações reunidas de forma consistente e que faça sentido para a gestão de ativos de TI.

>> Saiba mais: Saiba como o help desk colabora para a redução de custos na empresa

  1. Promova a interligação dos dados

Reunir as informações e manter os dados alinhados é importante para que haja uma gestão realmente efetiva, principalmente quando se utiliza uma ferramenta help desk no inventário dos ativos, como o Invnet da Milldesk. Os ganhos ao se utilizar este tipo de ferramenta são grandes e tem como principal pilar o controle real e de forma automatizada.

Tornar as informações úteis e acessíveis são também uma ótima forma de ganho deste tipo de integração entre os dados, faz com que se poupe tempo e trabalho de toda a equipe. Um bom exemplo é relacionar uma falha ou algum ticket aberto da equipe de suporte com algum ativo de hardware, promovendo assim mais informações para o time e mais dados de histórico que irão dar embasamento às decisões da equipe de gerência.

>> Saiba mais: Por que a análise dos dados de atendimento é importante?

  1. Acompanhar o ciclo de vida e automatize algumas ações

Tanto hardware como software, os ativos de TI possuem um ciclo de vida que percorre diversos estágios da sua utilização. O ciclo de vida e os estágios dos ativos são ótimas formas de controlar a utilização mais eficiente, principalmente quando há alguma mudança de estágio. Nestas mudanças, o sistema é informado é são gerados dados como o motivo, data, hora.

A automatização também vai além do controle do ciclo de vida, com a automatização dos alertas e do controle da cadeia de ações que deve ser voltada para a diminuição de falhas que possam afetar a usabilidade dos ativos. Esta automação também pode ser utilizada na prevenção de falhas, como exemplo ao alertar o gerente da área sobre o prazo próximo para o vencimento da alguma licença.

>> Saiba mais: Como automatizar processos de TI?

Gestão de ativos

Uma ferramenta de help desk na gestão de ativos de TI

Com a gestão de ativos de TI, o monitoramento da infraestrutura e o acesso as possíveis falhas de arquitetura e perdas de performance se tornam mais fáceis devido ao acesso a informação. Os benefícios da integração dos dados na gestão de ativos de TI são diversos, desde a um melhor atendimento ao cliente até o benefício no gerenciamento como um todo, com decisões mais assertivas.

O Invnet da Milldesk é um ótimo exemplo de um bom software para gestão de ativos de TI. Ele permite o inventário de hardware e software, sendo gerado de forma automatizada, promovendo uma redução de custos e eficiência na gestão de tecnologia. Permite também o controle de cada ponto da rede através de relatórios de inventário, sem que haja a necessidade de visitar cada local fisicamente.

>> Saiba mais: Como se livrar do medo de trocar de Help Desk?

Próximos passos

Ter uma boa gestão de ativos de TI permite que a área se torne mais eficiente e eficaz como um todo, principalmente para um melhor controle e aplicação da automação para melhorar os indicadores deste gerenciamento. Um bom software de gestão de TI pode auxiliar e melhorar este controle como um todo, como o Invnet da Milldesk.

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