Suporte ao cliente bilíngue vale a pena? Negociar com clientes estrangeiros já não é uma exclusividade de médias e grandes empresas.

A internet praticamente eliminou barreiras; atualmente mesmo estando no Brasil é possível comprar produtos no Sri Lanka ou comunicar-se facilmente com alguém do leste europeu, por exemplo.

Nunca foi tão fácil vender ou comprar no exterior (em que pese algumas dificuldades de ordem logística e tributárias) e não há motivo algum para deixar de desbravar o grande mercado online que existe além-fronteiras.

Afinal, o comércio eletrônico entre empresas e consumidores de países diferentes deixou de ser uma suposição e já apresenta números bem sedutores.

Segundo um estudo encomendado pelo Paypal à renomada Ibope Nielsen intitulada Rota das Especiarias (do inglês, Spice Routes), consumidores dos Estados Unidos, China, Alemanha, Reino Unido e Austrália já descobriram os sites brasileiros e até 2018 deverão importar de sites brasileiros R$ 4 bilhões por ano.

Obviamente exige algum trabalho, dedicação, investimento, adequar-se à grande diversidade de regulamentações de cada país, métodos de pagamento, entre outros, mas vale à pena!

Além de tomar medidas para se adequar ao novo perfil de clientes, outra questão que exige especial atenção é o idioma, pois, pode se não for tomada alguma atitude, ser uma barreira de atendimento ao cliente internacional, portanto, é fundamental criar um website/plataforma que seja atraente e o mais claro e útil possível para os consumidores no exterior.

Mas também é importante fornecer um bom suporte online multilíngue para conquistar sua clientela estrangeira!

Confira aqui mais alguns bons motivos para você ter um suporte multilíngue ou bilíngue em sua empresa:

Inglês não é tudo

Embora o inglês seja sem sombra de dúvidas a língua mais utilizada e compreendida, um grande número de usuários entende simplesmente o básico desse idioma.

O que pode ser uma barreira para a entrada de seu negócio naquele mercado, por isso quando se configura o atendimento ao consumidor, é essencial considerar a tradução e localização do idioma.

E em muitos casos ter apenas um site multilíngue não é o suficiente, especialmente nos casos que exigem que o consumidor busque mais informações ou precise resolver algum problema relacionado ao produto ou serviço adquirido, direto o serviço de atendimento ao consumidor da organização.

Nesses casos um centro de suporte ao cliente multilíngue se faz extremamente necessário para atender aos incidentes e requisições dos usuários em seu idioma nativo (caso esse não seja o inglês).

Sem mal-entendidos por favor!

Você estudou muito bem o mercado, a legislação, procurou oferecer os melhores métodos de pagamento preferidos pelos clientes daquele país, fez uma parceria de primeira para garantir a efetividade das entregas internacionais, certificou-se de ter as políticas de retorno/devolução mais claras possíveis, para transações internacionais, tudo lindo e maravilhoso…

Mas na hora que o cliente entra em contato com o serviço de atendimento ao cliente é um verdadeiro “Deus nos acuda”, gerando uma série de mal-entendidos e colocando em risco a reputação da empresa em um mercado conquistado a tão duras penas.

Por isso ter um suporte multilíngue é tão importante, além de ser uma boa estratégia para alcançar a tão sonhada credibilidade ante o tão sonhado mercado estrangeiro, além de evitar que empresa caia em um saia justa sem necessidade.

Nada como ouvir gente como a gente!

Como bem sabemos atualmente, não se fala em outra coisa: a experiência do cliente é o grande diferencial competitivo. E com certeza essa personalização do atendimento passa tranquilamente pelo idioma.

Quando sua central de suporte é capaz de se comunicar com seus usuários na língua nativa deles, se torna muito mais fácil não só a comunicação em si, mas também, oferecer um atendimento mais personalizado.

Além de denotar uma real preocupação da empresa para com aquele mercado.

Almeje novos mercados, abra novos mercados!

A internet praticamente quebrou todas as fronteiras e isso vale para os negócios. No mundo competitivo de hoje é de extrema importância ser entendido em qualquer parte.

E muitas vezes ter apenas o conteúdo de seu site ou loja virtual traduzido para o idioma do país ou países que interessam à sua organização, não é o suficiente.

Por isso é de extrema importância que sua empresa tenha não só a melhor ferramenta de suporte ao cliente do mercado, mas também que sua equipe de atendimento possa auxiliar seus clientes e usuários na sua língua de origem, criando um sentimento de cuidado pessoal com sua clientela.

E por mais que o inglês ainda seja o idioma predominante no mundo dos negócios, não deixa de ser uma atitude temerária esperar que todos os seus consumidores dominem e entendam corretamente essa língua (mercado latino, asiático, africano, europeu).

Pode ter certeza, quando os clientes se encontram com dúvidas, as dificuldades com o idioma podem gerar grande confusão e até mesmo criar situações que conduzam à má reputação da empresa no mercado.

Se depois de ler tudo o que foi dito até aqui você ficou com a pulga atrás da orelha, podemos garantir que por mais que pareça complicado organizar um suporte multilíngue, não há necessidade de se preocupar, você pode por exemplo terceirizar esse atendimento voltado para o seu cliente estrangeiro.

Atualmente há muitas empresas de terceirização de call center, serviço de atendimento ao consumidor, que trabalham no ramo do atendimento multilíngue, de modo que satisfaça as necessidades de comunicação de sua companhia.

À medida que a concorrência se torna cada vez mais acirrada, não há tempo a perder.

Encontrar nichos, espaços, no mercado internacional pode ser vital até mesmo para empresas pequenas e porquê não?

O momento exige que o empresário dê o grande salto para captar as oportunidades que existem não só na América Latina, mas também, no restante do mundo.

E isso só é dado por quem ousa, planeja; que se preocupa não só com a gestão do seu negócio, mas também em oferecer um atendimento ágil e no idioma dos países-alvo.

Algo, aliás, muito mais fácil do que se supõe.

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