O atual cenário econômico ainda apresenta instabilidade e mesmo com o otimismo crescendo em alguns setores, é essencial considerar a redução de custos em momentos de crise.
Apesar de estarmos falando sobre o contexto geral, esta premissa também se aplica às adversidades internas, ou seja, especificamente às condições de sua empresa.
Uma boa gestão sabe que épocas de turbulência virão e desenvolvem planos emergenciais para a redução de custos em momentos de crise, sem prejudicar a qualidade do serviço e o desempenho da empresa.
De fato, é uma missão complexa ponderar quais setores receberão menos verba e incentivo durante a instabilidade. Por isso, hoje vamos abordar o assunto e discutir sobre como o help desk pode colaborar com a melhoria da estrutura de custos em cenários de economia estagnada.
Quer saber como fazer a redução de custos na empresa através do help desk? Continue a leitura e descubra como otimizar os resultados da sua organização!
Redução das vendas, preocupação com o mercado, instabilidade política ou o caixa sentindo a diferença? Ao menor indício de sinais como esses, as organizações já acionam o alerta da necessidade de redução de custos na empresa em momentos de crise.
Essa é uma decisão estratégica correta, já que é preciso rever o planejamento financeiro e a gestão do capital para que os impactos sejam reduzidos, porém sem perder o comprometimento da qualidade dos produtos e serviços.
O primeiro passo para a redução de custos na empresa é a diminuição das despesas. É preciso cortar gastos e enxugar o que for possível. Afinal, se a organização ignora o contexto e não se adapta às condições vigentes, é bem provável que acabe no vermelho.
A redução de custos em momentos de crise é uma estratégia de sobrevivência e deve ser feita de maneira pensada e inteligente. É preciso analisar os investimentos, o ROI, a vitalidade de cada aplicação para o negócio e assim por diante.
Na maioria dos casos, investir na redução dos custos da empresa através do help desk é uma excelente estratégia.
Os investimentos em tecnologia abrangem toda a organização e são capazes de gerar crescimento e melhora das condições de trabalho para as equipes.
Para o setor de compras, por exemplo, ele consegue realizar previsões de novas compras, acompanhar o controle de estoque e apurar liquidações de forma ágil e segura.
O RH tem acesso a dados de colaboradores com mais facilidade e gerencia de forma otimizada o controle de ponto. O marketing fica a par dos dados de vendas por meio de poucos cliques e assim por diante.
No setor de atendimento ao cliente, não poderia ser diferente. Além de otimizar inúmeras operações, o help desk é capaz de conquistar, gerar novas conversões e fidelizar o cliente.
Os exemplos citados até aqui ilustram a prática de grande parte das organizações, entretanto, selecionamos algumas das principais formas que o help desk colabora para a redução de custos nas empresas, especialmente em momentos de crise. Acompanhe!
Quando o cenário não está favorável, muitas empresas optam por cortar serviços fundamentais nos setores de tecnologia, inclui-se aí o help desk, e esse pode ser um grande tiro no pé.
Obviamente, é possível gerar economia no setor, o que estamos evidenciando é que os recursos da área são aliados importantes para reverter o quadro de recessão e gerar oportunidades para novos negócios.
Basta analisar o volume de redução de custos gerados com a tecnologia na empresa:
Portanto, é preciso ver o investimento em TI como parte da solução e da sobrevivência em tempos economicamente incertos.
O papel do help desk nesse cenário é estratégico para as organizações em geral e contar com esse recurso é fundamental para o sucesso.
A integração de setores e uma base de serviços compartilhados atuam diretamente na economia de recursos financeiros, visto que reduz o tempo gasto com a localização de informações, praticamente elimina a incidência de erros por falta de comunicação e ainda ajuda a gerar insights.
Embora o help desk não seja um software de integração, ele permite o armazenamento e o compartilhamento de informações que são úteis para diversos setores. Com isso, a produtividade aumenta e o tempo gasto em busca de informações pode ser usado para demandas mais estratégicas.
Foi-se o tempo em que apenas as grandes corporações sofriam com ataques cibernéticos. Os criminosos identificaram um negócio rentável no sequestro de dados e na invasão dos sistemas das pequenas e médias empresas.
Desse modo, é vital ter recursos de proteção e um plano de resposta à violação de dados, para evitar vazamentos e outros prejuízos, como roubos, fraudes e processos judiciais.
Estamos frisando a relevância da prevenção como forma de evitar novos custos. Não convém contar com a sorte quando o assunto é a preservação das informações da sua empresa e dos seus clientes.
As soluções de help desk já dispõem de inúmeros recursos de segurança, até mesmo para ligações telefônicas.
A frase “tempo é dinheiro” faz muito sentido na linha de frente do atendimento. Quanto mais facilidade de acesso aos dados, mais o atendimento será dinâmico e consistente.
Com uma boa estrutura de help desk os chamados são atendidos com mais precisão, o tempo de espera é menor e os clientes saem mais satisfeitos. Além disso, o registro de histórico auxilia na hora de identificar o cliente e criar as propostas.
Ao contrário de diversos tipos de investimentos e serviços adquiridos por uma empresa, o help desk não precisa ser contratado por meio de pacotes com soluções que você nunca utilizará.
É possível montar um pacote exatamente de acordo com o que a sua empresa requer. Assim, sempre que for necessário, você poderá alterar o pacote de serviços e ajustá-lo conforme for mais interessante para seu negócio.
Todo cenário de crise pode ser aproveitado para despertar novas ideias, gerar novas soluções e percorrer caminhos diferentes. Ao pensar assim, você entenderá que a redução de custos nos momentos de crise abre portas para tornar os investimentos em TI mais transparentes e estratégicos.
E isso não significa perda de qualidade, afinal, como você viu ao longo do conteúdo, o help desk é uma ferramenta importante para contornar as turbulências e deixar o saldo da empresa bem longe do vermelho.
Além de ter papel fundamental na redução de custos em momentos de crise, as soluções de help desk qualificam o atendimento ao cliente e trazem novas oportunidades para seu negócio.
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