Descubra por que criar uma cultura de colaboração na sua empresa é a melhor estratégia para atingir os objetivos de sua organização.
Os maiores triunfos não são obtidos por um único jogador, ainda que seu talento individual seja indiscutível e este seja o craque do time, sem a equipe a lhe dar suporte nem mesmo Neymar pode fazer milagres (vide o fiasco da copa).
Já disse Michael Jordan: “O talento ganha jogos, mas a inteligência e trabalho em equipe ganham campeonatos.” E a frase dessa grande estrela do basquete é completamente verdade.
Em sua empresa seus colaboradores sabem trabalhar verdadeiramente em equipe?
Você confia em seus colaboradores para alcança as metas e objetivos de sua empresa? Estão todos na mesma sintonia e trabalhando para o mesmo objetivo?
Se você não adota uma verdadeira cultura de colaboração, vamos te dar 10 motivos para que comece adotar a partir de hoje:
1. Porque as habilidades e talentos se complementam. Quando você tem uma equipe de trabalho diversificado e focado, pode diminuir os pontos fracos e valorizar os pontos fortes. Aposte na diversidade de talentos e busque pessoas que estejam dispostas a cooperar e trabalhar para um objetivo comum.
2. Porque as tarefas são concluídas mais rapidamente. Se todos trabalham no mesmo projeto, apoiando-se mutuamente, o tempo gasto em uma tarefa é muito menor. O trabalho em equipe é a chave para a produtividade de uma empresa.
3. Porque você confia e se torna confiável. A confiança é o ingrediente básico do trabalho em equipe. Se você confiar em sua equipe e eles em você, é muito mais fácil para alcançar as metas e resolver problemas.
4. Porque aumenta o sentimento de pertença. Se uma pessoa se sente parte de uma equipe é mais provável que seja fiel à empresa. Isso reduz a rotatividade de pessoal e aumenta a motivação.
5. Porque é gratificante para todos. Nada é melhor do que um abraço ou um “um por todos, todos por um” de celebração quando se cumpre uma meta de vendas ou um projeto bem sucedido é cumprido. Estes sentimentos compartilhados são essenciais para que uma pessoa se sinta feliz profissionalmente e pessoalmente.
6. Porque você não está sozinho. Quando você tem uma equipe em que você confia, você nunca se sente sozinho. Você pode compartilhar com eles as suas ideias, alegrias e tristezas.
7. Porque apenas assim se alcançam as metas. Muitas coisas você não consegue realizar se não contar com o apoio de uma equipe. Por isso é essencial que desde o início escolha as pessoas certas para contribuir com a cultura e estratégias de negócios de sua empresa.
8. Porque dessa maneira, você aprende mais sobre si mesmo. O trabalho em equipe proporciona um importante aprendizado individual. Quando realmente todos colaboram, cada membro sabe no que realmente é bom e que áreas e projetos necessitam mais de seus talentos.
9. Porque pode resolver melhor os conflitos e encontrar novas ideias. “Duas cabeças pensam melhor que uma” e como pensarão 5, 10 ou 15? Para encontrar soluções para seus problemas nada melhor para compartilhar com outros membros de sua equipe e pedir-lhes que tragam possíveis soluções.
10. Porque é muito mais divertido. Por último, mas não menos importante, há o fator de gostar do que faz. Certifique-se de que em sua equipe haja boa comunicação e uma convivência agradável; ajudará a tornar cada projeto mais fácil e agradável.