Existem riscos aos quais toda empresa, independente do segmento de atuação, está sujeita; um deles é o risco de inadimplência de clientes. O prestador de serviços de TI também pode sofrer com esse problema e, portanto, é necessário saber como lidar com a situação para revertê-la.
Sem o pagamento dos clientes no valor e nas datas certas, é a sua empresa que vai acabar inadimplente, sem os recursos para arcar com os próprios custos operacionais. E nem precisamos dizer que dinheiro é um assunto para ser levado a sério.
É importante notar que, se a inadimplência já se concretizou, o prestador de serviços de TI precisa de boas medidas para recuperar o valor que lhe é devido; enquanto isso, se a inadimplência ainda é apenas um risco não concretizado, é preciso tomar medidas de prevenção. Nesse post, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
>> Saiba mais: Saiba como o help desk colabora para a redução de custos na empresa
Existem três principais medidas para o prestador de serviços de TI prevenir a inadimplência de clientes. A primeira diz respeito à política de vendas e crédito; a segunda, à política de recebimento; e a terceira, à política de cobrança.
Antes de realizar uma venda, é preciso conhecer o cliente; mais especificamente, o seu perfil de crédito. Isso inclui verificar o histórico financeiro dele em sua empresa, se já tiver um, ou seu score de crédito no mercado, usando serviços apropriados para obter essa informação.
Se o cliente em questão tiver um perfil de risco, não quer dizer que você deve recusá-lo. No entanto, como precaução, é aconselhável tentar fechar as vendas à vista ou, pelo menos, evitar parcelamentos e prazos de pagamento muito longos. Eles favorecem a inadimplência.
É importante que toda a equipe de vendas da empresa esteja bem alinhada em relação a essa política. Do contrário, os vendedores podem até vender a prazo para clientes que estão com pendências financeiras em aberto, aprofundando o problema da inadimplência ainda mais.
Quando você simplifica a política de recebimentos, evita casos de inadimplência que são provocados por problemas pontuais.
Por exemplo, se a sua única forma de receber pagamentos é por boleto bancário, mas, na data de vencimento, o banco está com problemas no sistema, alguns clientes inevitavelmente ficarão inadimplentes. No dia seguinte, o boleto vencido já não pode ser pago por internet banking ou no caixa eletrônico, e o cliente não tem tempo de ir até o banco; então, a situação vai se prolongando.
Enquanto isso, se o seu capital de giro é limitado, apenas alguns dias de atraso no recebimento já pode causar sérios problemas para as finanças.
Por isso, é uma boa ideia oferecer aos clientes diferentes meios de pagamento, além do boleto: transferência ou depósito direto; parcelamento em cartão de crédito; débito automático; pagamento recorrente. As possibilidades são cada vez mais variadas, para garantir conveniência a quem paga e segurança a quem recebe.
Em geral, o setor de cobrança de uma empresa apenas se manifesta quando a inadimplência já se concretizou, mas, com uma nova política, ele pode colaborar muito para a prevenção. A sugestão é que seja realizado um contato cordial, na forma de um lembrete, quando datas de vencimento estiverem se aproximando.
Não apenas esta é uma medida que ajuda a evitar inadimplências causadas por simples desorganização ou esquecimento, mas também é uma prática que muitos clientes consideram bem-vinda. No final, pode até ajudar a melhorar o relacionamento e aumentar a satisfação.
>> Saiba mais: Transformação digital: oportunidade de conhecer seu cliente
Agora, vamos apresentar algumas sugestões para o prestador de serviços de TI recuperar o cliente que já está inadimplente, ou melhor, recuperar o valor que esse cliente lhe deve. Mais uma vez, temos três dicas práticas.
Se o motivo da inadimplência é, de fato, uma dificuldade financeira que o cliente está atravessando, exigir que a dívida seja paga nas condições inicialmente combinadas não vai ajudar.
É muito melhor oferecer alguma flexibilidade nas condições. Você pode fazer um novo parcelamento do montante total devido, mais suave, ou até mesmo desconsiderar juros e multas incidentes no total.
Algumas empresas deixam o tempo passar – muito – antes de fazer a cobrança do valor em aberto. Então, a dívida de um mês se mistura com o pagamento do mês seguinte, que vira uma dívida ainda maior, e assim forma-se uma bola de neve. Portanto, a recomendação é realizar a primeira cobrança logo após o vencimento.
Além disso, siga uma agenda para entrar em contato regularmente com os clientes que têm pendências, até que as dívidas sejam quitadas. Procure adotar uma frequência que mantenha o assunto na mente do cliente, mas sem criar uma situação de constrangimento. Sempre que realizar um novo contato, registre no histórico de atendimento do cliente, em seu sistema informatizado.
Caso a negociação direta com o cliente não resolva o problema, vale a pena buscar um conciliador ou mediador. Esse profissional colabora para que as partes cheguem a um acordo formal, sem precisar recorrer à Justiça.
Dessa maneira, além da resolução ser mais rápida, existe uma boa chance de encontrar uma saída que beneficie os dois lados. Para completar, a conciliação e a mediação são formas de resolução de conflito que permitem preservar a boa relação comercial com o cliente – o que, na maioria das vezes, não acontece quando vocês se enfrentam no tribunal.
>> Saiba mais: Histórico de atendimento garantindo a felicidade do cliente
A inadimplência de clientes é um problema sério para as finanças de sua empresa. Entretanto, não se esqueça de que, mesmo com dívidas, eles ainda são clientes; portanto, sua prioridade deve ser adotar com eles o mesmo atendimento humanizado que é dedicado a qualquer outro. Do contrário, o dano pode ser muito mais grave: uma má reputação difícil de apagar.
Quer aprender outras medidas para o prestador de serviços de TI evitar ou reverter casos de inadimplência de clientes? Ou prefere ler sobre a importância e o uso de sistemas de help desk? Se esses temas são do seu interesse, não deixe de acompanhar o blog do Milldesk e nossos conteúdos exclusivos!