Há alguns meses vivenciamos um grande escândalo de vazamento de dados envolvendo o Facebook, a empresa Cambridge Analytica e até a última eleição presidencial dos Estados Unidos.
A dimensão foi tão grande que voltou os olhares do mundo para a segurança da informação e para as políticas de privacidade das plataformas e canais digitais em geral.
Usuários comuns e organizações, todos alarmados, então surgiu a questão: será que as empresas possuem um plano de resposta à violação de dados?
Após a explosão desse vazamento de informações histórico, considerado o mais grave até os dias atuais, o debate sobre os incidentes de segurança tomou conta das rodas de conversa e extrapolou as paredes do mundo corporativo. Chegou ao dia a dia do consumidor e escancarou a fragilidade dos recursos e das políticas de segurança.
Diante disso, vamos discutir a importância de cada organização desenvolver o seu plano de resposta à violação de dados e como ela pode se proteger diante dos riscos atuais nesse campo.
Vazamento de informações confidenciais, baixa proteção para a privacidade do usuário, uso indevido de informações e sequestros de dados: tudo isso tem sido um desafio e uma pedra do sapato de algumas empresas.
Há alguns anos, apenas as grandes corporações eram alvo de ataques e fraudes, porém mais recentemente, o crescimento do número de pequenas e médias empresas despertou o interesse de hackers e usuários mal-intencionados. Ou seja, todas as empresas, de todos os tamanhos precisam se proteger.
Embora esse ponto vulnerável ameace a todas a companhias, de acordo com o relatório da consultoria Kroll, publicado ano passado, apenas 30% das empresas possuem políticas e recursos de proteção adequados. Um dado alarmante e que expõe os negócios a bastantes riscos e prejuízos, como veremos a seguir.
Você já parou para pensar no tamanho do estrago, caso seus dados sejam violados? Ainda não? Pois é bom começar a prestar atenção nisso agora mesmo. A quebra da privacidade das informações da sua empresa pode atingir níveis sérios de complicações e prejuízos. Listamos alguns dos principais, veja só:
Certamente, você conhece aquele ditado popular: “seguro morreu de velho”, então pode ter certeza que em se tratando de segurança de dados, a sabedoria popular está certíssima. É preciso agir com antecipação para se proteger de ataques, não ser pego de surpresa e saber o que fazer caso aconteça com sua empresa.
Dessa forma, você deve tomar algumas medidas de prevenção, para reduzir os riscos e a vulnerabilidade do seu negócio. Confira passos fundamentais para isso:
Caso surja uma suspeita de violação ou aconteça de fato, como proceder? É para isso que existe o plano de resposta à violação de dados. Trata-se de um documento com orientações e procedimentos que devem ser realizados em situações de suspeita, denúncia e constatação de fraude no sistema e violação de dados.
O plano indica quais medidas devem ser tomadas, quem são os responsáveis, como e quem deve se comunicar com a imprensa, quais as orientações e auxílio deve ser dado aos clientes, entre outros direcionamentos.
Esse material deve ser revisado constantemente, para que esteja em acordo com as políticas da empresa e sempre atualizado.
Ser pego de surpresa pode gerar um problema ainda maior, pois na pressão de resolver o problema atitudes e decisões equivocadas podem acontecer. Recomenda-se a criação de um plano de respostas para que as organizações:
Em situações adversas como ataques ao sistema e vazamento de dados, é comum que se crie ansiedade e preocupação entre os clientes, afinal, estamos falando sobre algo muito sério. Assim, é fundamental que a equipe de atendimento redobre o cuidado com o cliente e preste todo o suporte e os esclarecimentos necessários.
O atendimento ganha um papel estratégico no processo, pois atua como ponte entre os clientes e a empresa e tem forte influência na maneira como o público em geral verá a atuação da empresa. Por isso, é relevante contar com representantes do atendimento na equipe que desenvolverá o conteúdo do plano de resposta.
Pessoas e entidades mal-intencionadas estão sempre em busca de falhas e brechas nas políticas de segurança da informação, devido a isso, é essencial estar atento e em dia com as medidas protetivas e reativas. Um plano de resposta à violação de dados torna sua estratégia mais consistente e torna sua empresa mais confiável e preparada para oferecer o melhor atendimento aos clientes.
Se sua empresa ainda não conta com esse plano de resposta à violação de dados, desenvolva agora mesmo.
Continue nos acompanhando no blog do Milldesk e siga nosso perfil no Facebook, Twitter,Youtube e Slideshare!