Lembra daquela música do grupo Polegar, tão famoso lá pelos idos dos anos 80: “Tô “P” da vida”? Pois é, quem trabalha com suporte, atendimento ao público pelo menos uma vez ao dia (para ser otimista) tem de lidar com algum cliente insatisfeito.
Lidar com pessoas não é fácil, seja por motivos realmente legítimos, seja porque o indivíduo naquele acordou com o pé esquerdo, atender, dar suporte, muitas vezes beira o estado da arte.
Agradar a todos é uma tarefa praticamente impossível e não importa qual seja o motivo da insatisfação, pra piorar a situação, sempre haverá um cliente enfurecido e pronto para fazer uma reclamação da empresa aos sete ventos, jogar sua insatisfação no ar, ou pior, nas imprevisíveis redes sociais.
E para não perder o cliente, se “queimar” no mercado, evitar futuros prejuízos com propaganda negativa, além de muita paciência é preciso saber lidar com esses impasses do modo correto e terminar o dia de bem, de consciência tranquila e cliente satisfeito.
Como? Confira estas dicas:
O primeiro e básico passo do atendimento e quem sabe da resolução do problema, é entender qual foi o motivo da insatisfação.
Por isso, ouça o problema com atenção, descubra quem é o cliente insatisfeito e pesquise saiba sobre o histórico de atendimento do usuário (e se você ainda não tem o hábito de registrar isso, melhor começar).
Demonstrar que você conhece o seu cliente pode fazer toda a diferença.
Para facilitar a vida dos agentes de suporte e otimizar os processos de busca, existem sistemas que permitem registrar e visualizar o histórico de cada usuário.
Compreender a especificidade de cada caso é uma excelente forma de oferecer soluções personalizadas.
O Milldesk é um destes softwares online que além de possibilitar você ter acesso ao histórico de atendimentos de seus clientes, fornece as funcionalidades mais inovadoras para o cotidiano de seu negócio (experimente).
Inclusive para ouvir melhor o cliente, é essencial manter o cadastro dos clientes atualizado, fazer um histórico de atendimento com dados de chamados e todas as ocorrências que envolvam o cliente insatisfeito.
Essa simples medida já de cara elimina uma das coisas que mais contribuem para o cancelamento de um contrato: a reincidência no mesmo problema.
Jamais, nunca e quando falamos nunca é nunca mesmo, leve uma reclamação para o lado pessoal.
Mesmo que o cliente seja indelicado, não seja educado no primeiro contato, se os seus nervos estiverem à flor da pele (afinal, todos somos seres humanos), aguarde alguns instantes e respire fundo antes de agir.
Responder com calma e solidariedade é uma maneira de passar segurança e tornar o diálogo mais produtivo.
Fuja de discussões, sempre é melhor escutar atentamente em primeiro lugar, para logo brindar com um atendimento personalizado que permita resolver o problema que iniciou o contato.
Por essas e outras a capacitação, treinamento da equipe é extremamente importante para que seus atendentes consigam fazer isso com técnica.
É importante que o cliente saiba que a empresa está realmente preocupada em ouvir e disposta a ajudar na resolução do problema.
Por mais que muitas vezes não pareça uma reclamação nada mais é que um pedido de ajuda.
E o cliente, usuário espera que a empresa ofereça alguma solução de preferência rápida.
Mas isso não quer dizer que você deve apresentar soluções paliativas que não tenham relação com o perfil do usuário e seu problema.
Por isso, após entender o motivo da insatisfação e de acordo com as regras da empresa, se comprometa em oferecer uma solução a curto prazo para que o cliente entenda que a felicidade, o sucesso do cliente (mais sobre esse assunto aqui) também é importante para a organização.
Se necessário, envolva diferentes áreas para resolver os chamados de forma transparente. Não se esqueça da regra de ouro: só prometa o que você pode cumprir no prazo adequado.
Pedir desculpas no caso do erro ser oriundo do produto ou serviço da empresa (erro da organização, problema técnico) é o melhor inicio para deixar claro que já se está a trabalhar no problema para resolvê-lo.
Procure identificar a razão pela qual seu produto/serviço causou desapontamento ao cliente.
É fundamental determinar se a falha provém da própria companhia, de um serviço contratado de terceiros, etc.
Caso não se trate de nenhum dos dois casos, mas de culpa do próprio usuário, a tarefa do suporte se torna um pouco mais complexa, porém não impossível de acalmar.
Em todos os casos evite comentários defensivos e evasivos.
O cliente deve sentir que está falando com uma voz a seu favor e não contra. O agente nunca deve ignorar nem criticar o consumidor, mas deve se mostrar estar perto dele, provando ser um apoio para encontrar a melhor solução.
Caso a solução precise uma solução mais complexa que demande um pouco mais de tempo mantenha o cliente insatisfeito informado sobre o andamento de sua requisição, as ações tomadas para resolver seu problema.
Mas fique atento(a), evite o abuso de tempo de espera, pois, este é um dos fatores mais irritantes para qualquer consumidor.
O centro de suporte, o SAC são áreas importantíssimas dentro de uma empresa, pois são os principais pontos de contato com os clientes.
É importante que os profissionais de atendimento registrem um feedback claro e objetivo para que todos os funcionários consigam evoluir com as reclamações.
Uma dica é usar um sistema integrado para registrar todos os casos e acompanhar o andamento deles.
Fique atento(a) ao pós-atendimento, se possível, depois de alguns dias posteriores ao contato, pergunte se tudo está indo bem e coloque-se à disposição para ajudar o usuário, caso seja necessário.
Saber ouvir as reclamações e oferecer uma solução rápida é a melhor forma de conquistar o coração dos clientes.
Ofereça uma boa experiência de atendimento e use os insights para evoluir como profissional!
A capacidade de um profissional de suporte demonstrar empatia pode converter-se em seu maior trunfo, principalmente para aumentar a qualidade de suas interações e influenciar em suas avaliações.
Demonstrando que sente tanta preocupação e necessidade em resolver o problema quanto o cliente, permite não só romper a barreira defensiva e agressiva do usuário, como também, a encontrar e oferecer soluções práticas (dentro de sua competência e nível, obviamente) em momentos complexos onde os conflitos parecem inevitáveis.
Momentos de adversidade podem muitas vezes ser um grande momento de aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal.
Afinal quem não sentiria orgulho de si mesmo ao conseguir contornar uma situação de conflito, difícil com inteligência e paciência, não é mesmo?