Fazer a gestão de alertas em TI não é fácil. O monitoramento de sites, aplicativos e toda a infraestrutura de TI fornece informações imensamente úteis para melhorar a experiência do cliente baseada em desempenho da sua plataforma ou arquitetura tecnológica.
No entanto, essa informação é tão útil quanto o que sua equipe faz com ela. Melhorar a estratégia de alerta de sua organização ainda é o grande desafio dos dias atuais para grande parte das empresas.
A realidade mostra que administradores de sistemas e gerentes de TI são bombardeados todos os dias por alertas de monitoramento de infraestrutura de TI. Alguns alarmes são críticos às operações da empresa, alguns contribuem para decisões futuras e alguns são simplesmente ruídos.
Por isso, preparamos este conteúdo para mostrar à você como fazer a gestão de alertas em TI de forma eficiente. Confira agora mesmo!
Continue a leitura do artigo e saiba como otimizar sua estratégia de alerta reduzindo o impacto dessa “enxurrada” de mensagens e tornando o processo mais eficiente.
Basicamente, a estratégia de alerta e monitoramento de sua organização é um plano de longo prazo para abordar o desempenho da plataforma ou de sua estrutura de TI através do tempo e é essencial para obter o máximo benefício de seus dados de monitoramento.
Desta forma, as empresas que implementam práticas de monitoramento sólidas acham mais fácil resolver as interrupções do serviço.
As empresas que desejam desenvolver uma estratégia de alerta e monitoramento devem considerar:
Você pode simplificar as inundações de alertas para informações significativas, rapidamente priorizadas e encaminhadas para a equipe apropriada, com uma boa estratégia de alerta e monitoramento.
Agora que tudo foi feito, dê um passo além em sua estratégia de alerta e monitoramento e junte as ações a métricas de monitoramento relevantes, para que você possa parar de observar constantemente as ferramentas de monitoramento de TI.
Primeiro, monitore apenas as coisas sobre as quais você pode realizar uma ação. As ferramentas de monitoramento de infraestrutura de TI, geralmente, têm um recurso de configuração automática que descobre todas as métricas disponíveis.
Isso resulta em centenas ou milhares de monitores configurados e, portanto, alertas de TI até mesmo em uma pequena rede de 10 dispositivos. É simplesmente um exagero.
Para obter informações significativas, reduza os monitores para apenas aqueles que podem realmente exigir ação.
Comece com os mais críticos e adicione monitores ao longo do tempo para que você não passe de zero alertas a ser inundado em um dia.
Para refinar ainda mais o gerenciamento de alertas de TI, diferencie as informações críticas de status das informações de tendências de longo prazo.
Analise os alarmes gerados automaticamente, que acompanham as ferramentas de monitoramento disponíveis, perguntando se cada alarme representa uma informação crítica com um requisito de tempo ou uma informação valiosa apenas para fins de tendência.
Mantenha as informações sobre tendências disponíveis, mas evite poluir as visões táticas do monitoramento da infraestrutura de TI. Saiba o que é prioridade!
Agora você deve personalizar os alertas de TI na configuração de monitoramento de infraestrutura, criando alarmes para níveis de severidade variáveis nos mesmos recursos de TI.
Alguns alarmes são barulhentos por natureza e suas configurações de limite contribuem para o ruído.
Por outro lado, algumas configurações de limite fazem com que os engenheiros de TI não sintam problemas críticos porque o alerta está definido muito cedo.
Escolher e implementar a melhor ferramenta de monitoramento de TI é apenas metade da batalha!
Sempre coloque uma quantidade significativa de esforço no gerenciamento de alertas: reduza o alarme inútil e refine as informações coletadas.Caso contrário, os gerentes de TI podem se afogar em um ataque de informações.
Com a confiança de que a estratégia de monitoramento é adaptada para capturar as coisas importantes e alertar a equipe de TI de maneira oportuna, as organizações podem se concentrar mais no crescimento e nas operações dos negócios.
Por fim, atribua diferentes tipos de alertas a equipes distintas com base em quem pode resolver melhor os problemas.
Por exemplo, os problemas com o aplicativo podem ir diretamente para a equipe responsável pelo aplicativo , em vez de iniciar tudo com a TI e tentar atribuí-la a partir dela.
Desta forma, você gasta menos tempo deliberando quem deve tratar dos problemas.
E que tal contar com uma ferramenta de help desk que auxilia no controle dos alertas e ajuda na eficiência do seus negócio? Conheça a Milldesk e veja como ela pode te ajudar.
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