À medida que os mundos físico e digital convergem, os varejistas precisam desenvolver novos modelos de negócios, novos serviços e novas estratégias para encarar a concorrência e reorientar as expectativas dos clientes. Ou seja, todo o trabalho deve-se voltar à eficiência operacional do varejo.
Por isso, é importante que todo varejista tenha à disposição ferramentas que o auxiliem a sobreviver a nova era digital, que une o off e o online.
Neste post vamos mostrar como um software de help desk pode ajudar o varejo a prosperar na era digital e apresentar as vantagens de ter uma plataforma de suporte e manutenção centrada no cliente.
Se você estiver se perguntando se existe diferença entre o suporte do varejo offline para o online a resposta é sim! A principal diferença está no modelo de relacionamento experimentado pelo cliente em cada uma das estruturas.
Em lojas físicas, por exemplo, o cliente desenvolve uma maior confiança durante a compra, pelo simples fato de ter o contato humano e direto. Torna-se muito mais fácil tirar alguma dúvida, questionar sobre benefícios, fazer negociações entre outras coisas, estando frente ao vendedor.
Em contrapartida, no varejo online todo o relacionamento foi construído através da internet. O consumidor teve que buscar por informações até decidir comprar.
Se uma empresa não faz parte de um grande grupo varejista, sendo a primeira vez que realiza uma compra com sua marca, é provável que tenha um pé atrás.
Mas, em ambos os casos, se o consumidor, por qualquer motivo, acionar o suporte da sua empresa é importante estar atento ao que ele tem a dizer e utilizar as informações com inteligência para aumentar a eficiência operacional do varejo.
>> Saiba mais: A importância do help desk para o varejo
Agora que você entende que o suporte inteligente contribui para o aumento da eficiência operacional do varejo, deve estar se perguntando como fazer isso!
Um cliente é a melhor fonte de informação que uma empresa pode ter. Ele te dará feedbacks sobre seus produtos, vendidos online ou offline, e também te indicará como está a eficiência operacional do varejo.
Podemos afirmar, inclusive, que um suporte inteligente é capaz de desenvolver na empresa uma cultura de valorização do cliente.
Quando falamos de eficiência operacional estamos nos referindo ao processo que abrange desde a formação e estruturação da equipe, passando por todo processo de reciclagem e chegando ao pós venda.
Sendo assim, todos estes itens devem estar alinhados para atender às expectativas do cliente assim como garantir a maior eficiência operacional do varejo online e offline.
Por isso, para aumentar a eficiência operacional do varejo ouça e entenda o que seus clientes tem a dizer. Atenda suas necessidades. Dê a devida importância a seus clientes e a constante evolução dos seu serviços, e sempre respeite seu consumidor.
>> Saiba mais: Por que o help desk é importante para o comércio eletrônico
Para alcançar a eficiência operacional do varejo é fundamental ter ferramentas que auxiliem neste processo. Neste cenário, ter uma Central de Serviços Compartilhados com o foco no cliente é o caminho para se alcançar resultados superiores por meio de um suporte inteligente.
Entretanto, um dos componentes mais importantes para garantir a eficiência operacional do varejo é o uso de boas ferramentas para auxiliar o atendimento no dia a dia. Um exemplo de ferramenta é o CSC, isto é, Central de Serviços Compartilhada.
Ferramentas como estas permitem centralizar informações que são necessárias para o atendimento, garantindo maior agilidade e eficiência. Além disso, ela também permite organizar e monitorar os atendimentos através de relatórios, para identificar oportunidades de melhoria.
>> Saiba mais: 5 passos para um Service desk clientocêntrico!
Para qualquer empresa que tem como objetivo a constante evolução e otimização da eficiência operacional do varejo ter uma ferramenta que concentre as informações dos clientes que entram em contato para sanar dúvidas, ou resolver alguma situação é fundamental.
Mesmo vivendo grandes mudanças no ambiente do varejo, algumas dicas podem ser essenciais para o sucesso do negócio no atendimento ao cliente, e a garantia da eficiência operacional do varejo:
Crie uma harmonia de atendimento entre o online e o offline;
Invista no atendimento online;
Personalize o atendimento;
Invista na conectividade através de dispositivos mobile;
Integre o atendimento, com o marketing e com as vendas.
A Milldesk, por exemplo, é uma solução em CSC que pode ser aplicada ao varejo. O sistema é totalmente web, facilitando, portanto, sua implementação. Além disso, é um sistema versátil, podendo ser configurado de acordo com as necessidade do seu varejo, seja ele online ou offline.
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