carreiras de TI que prometem esquentar o mercado.

O segmento da tecnologia é um dos únicos que continuou gerando postos de trabalho no Brasil, mesmo em tempos de crise. Existem centenas de vagas abertas para quem deseja seguir a carreira de TI, principalmente na iniciativa privada.

De acordo com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro — Softex — devemos chegar em 2020 com um déficit de mais de 408 mil profissionais.

Por outro lado, o próprio perfil do profissional de TI esperado pelas empresas tem mudado nos últimos anos. Sai a atuação puramente técnica, de suporte, e entra uma atuação mais consultiva e estratégica.

Este é o ponto de inflexão para quem quer se destacar, fazer a diferença, e crescer na carreira: juntar conhecimentos técnicos com habilidades para ajudar a viabilizar e impulsionar negócios.

As novas tecnologias estão impulsionando as demandas no mercado de trabalho em 2019, principalmente na carreira de TI.

De inteligência artificial, automação, realidade virtual e criptomoeda, a demanda por empregos em engenharia, produto, ciência de dados, marketing e vendas continuarão a crescer para apoiar a inovação que está acontecendo em todo o país.

Neste artigo você vai encontrar um levantamento das principais tendências tecnológicas que prometem ser condutoras das oportunidades de carreira de TI nos próximos anos. Acompanhe quais as carreiras mais quentes e fique de olho em todas as oportunidades.

>> Saiba mais: 5 passos para montar um help desk eficiente

A transformação digital impactou a carreira de TI

3 Gif´s com botões de configuração que se desconfiguram: Fulfilling career, High Salary, Work/life balance

A revolução digital está entre nós. E com isso temos novos modelos de negócios. Para se manterem competitivas, as empresas precisam se tornar digitais. Mesmo que isso signifique uma renovação completa no modelo de negócio.

Isso se deve a transformação digital que está mudando a maneira como as empresas produzem e vendem produtos, além das estratégias de geração e retenção de clientes.

Do Big Data até a criação de plataformas online para gerenciamento de inventário ou atendimento ao cliente, há oportunidades e desafios significativos para empresas e para os profissionais que desejam trilhar a carreira de TI.

As demandas dos clientes estão levando a revisões radicais dos negócios. Ou seja interfaces intuitivas, com alta disponibilidade, atendimento em tempo real, tratamento personalizado, consistência global e zero erros, são requisitos da transformação digital.

Aqueles que conseguirem fazer a transição estão prestes a colher vantagens competitivas, desde maiores margens de lucro até o crescimento mais rápido dentro do seu segmento de mercado.

>> Saiba mais: Carreira de TI depois dos 40? É possível sim e faturando alto!

4 carreiras de TI que prometem esquentar o mercado

Gif garota se abanando e a legenda: "So hot". Carreiras de TI que prometem esquentar o mercado.

Diversas carreiras estão em crescimento quase que exponencial para os próximos anos. Por consequência da transformação digital, muitas delas estarão praticamente “imunes” a abalos no mercado. Separamos 4 das principais carreiras de TI que estão em alta no futuro!

  1. Atendimento digital ao cliente

O atendimento ao cliente, hoje, é peça chave para a manutenção de qualquer negócio. Por isso, é importante ter diversos canais abertos para que, no surgimento de qualquer demanda, tenha possibilidades de contato.

Por isso, uma das principais carreiras de TI para o ano de 2019 é a de profissionais que tenham a habilidade de relacionamento com clientes associados à integração de sistemas, como o Milldesk, de gestão de chamados para equipes de help desk.

  1. Gerente de atendimento ao consumidor

Ter times produtivos e eficazes é fundamental para manter o bom relacionamento empresa/cliente. Com a transformação digital e com a evolução das ferramentas de comunicação e atendimento, como o Milldesk — ferramenta de gestão do help desk —, o mercado está cada vez mais demandando por profissionais de TI que possuam a habilidade de gerenciar dados para otimizar processos e equipes.

Por isso, os profissionais que desejam seguir a carreira de TI em nível gerencial devem ter a habilidade de analisar e gerar inteligência a partir de diversas informações.

  1. Marketing digital

O marketing digital vem crescendo de maneira acelerada. Com a mudança do comportamento do consumidor, a carreira de TI para analistas e gerentes de marketing digital é uma das grandes apostas para 2019.

Ter conhecimentos para atrair, relacionar, vender e reter, além da capacidade de analisar todos os dados obtidos através das ferramentas digitais é essencial para o profissional de TI que deseja seguir esta profissão.

  1. Cientista de dados

O cientista de dados, é uma das carreira de TI que está sendo decisiva no futuro das empresas. Esse profissional deve possuir conhecimentos estatísticos e matemáticos para facilitar a resolução de problemas.

Somado a isso, este profissional tem a capacidade de identificar as principais tendências que poderão alavancar os resultados da empresa.

>> Saiba mais: Saiba qual a ferramenta certa de help desk para sua empresa!

Um mercado de oportunidade

Gif de fundo rosa com o ator Neil Patrick Harris fazendo expressões de surpresa e as legendas: "When one door closes, but another opens".

A inovação tecnológica está cada vez mais abrindo novas oportunidades de carreira de TI. Esta transformação influência inclusive a forma de trabalho, como por exemplo, abrindo a possibilidade de trabalhos a distância.

Estar preparado para estas mudanças é imprescindível para quem deseja seguir a carreira de TI. Os melhores profissionais hoje são aqueles que têm entre suas competências e habilidades, a capacidade de desenvolver relacionamentos, resolver problemas de maneira proativa e que tem conhecimento e experiência com as tecnologias que estão surgindo.

Hoje, uma equipe de help desk, por exemplo, precisa ter disponível ferramentas, como o Milldesk, que otimiza o trabalho, mantém o registro de informações e possibilita analisar continuamente dados para otimizar processos e fazer análises de desempenho.

Ficou interessado e gostaria de conhecer um pouco mais da principal ferramenta de atendimento help desk. Nós te convidamos para conhecer a Milldesk e acompanhar o nosso blog. Fique por dentro de todas as novidades na área da tecnologia e atendimento ao consumidor!

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou