Entender sobre o atendimento dos concorrentes é fundamental para o sucesso do seu negócio. O conceito de benchmarking parte do princípio de aprendizado a partir dos erros e acertos dos outros, comparando-os com as práticas e aplicações para fortalecer todo o instrumento de gestão.
Além disso, o benchmarking também pode ser utilizado na evolução do atendimento ao cliente para melhorar os principais aspectos do negócio.
Na área de atendimento ao cliente, por exemplo, é importante manter constante a busca pelo aprimoramento dos processos da empresa. Sendo assim, é possível aprender com a concorrência e potencializar os seus resultados a partir da análise das estratégias utilizadas pelos concorrentes, fazendo uma análise dos pontos positivos, dos que podem ser melhorados e muito mais.
E você, quer saber mais sobre como avaliar o atendimento dos concorrentes? Continue acompanhando a nossa publicação!
É muito importante manter a busca pela melhoria contínua em todo o processo de atendimento ao cliente, principalmente mantendo o foco no consumidor e nas suas mudanças de comportamento perante as empresas e as suas experiências.
Este comportamento é natural num mercado em que as opções se tornam cada vez mais disponíveis e o consumidor cada vez mais exigente.
A experiência positiva do usuário é um importante ponto no atendimento ao cliente, principalmente quando a empresa busca satisfazer os anseios que este cliente demanda.
Uma ótima forma de manter o suporte ao usuário com aumento de produtividade e eficiência é manter sempre o olhar atento às lições aprendidas com a concorrência, com o conceito do benchmarking e da melhoria contínua do processo de atendimento ao cliente. Saiba mais a seguir!
O Benchmarking é muito importante para o atendimento ao cliente por permitir o aprendizado a partir dos erros e acertos dos concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.
Isso permite a comparação dos processos de um certo grupo de concorrentes, avaliando os seus setores de atendimento ao cliente e permitindo à você descobrir como aprimorar o seu atendimento ao cliente e os aspectos do negócio.
É importante também entender que o benchmarking não se trata apenas de copiar o que a concorrência está fazendo e sim de avaliá-los em todos os seus sucessos e falhas.
Isso promove, por exemplo, o aprendizado das consequências positivas e negativas de ações já tomadas, levando a tomada de decisão mais assertiva por parte da gestão e dos próprios atendentes.
Algumas lições de como realizar um benchmarking positivo, que agregue valor ao seu negócio, são importantes e estão descritas abaixo. Confira!
Para realizar uma comparação efetiva, é necessário conhecer a sua concorrência e por isso esta é a primeira lição elencada.
Estes concorrentes podem estar separados em até três grupos:
Não basta fazer pesquisas e ler relatos – para conhecer de fato os seus concorrentes e fazer um benchmarking eficiente é necessário se passar por um de seus clientes e ter as suas próprias conclusões sobre o atendimento ao cliente, desde o que pode cativar clientes até o que pode afastá-los.
Nessas horas que se percebe os detalhes importantes e pode-se comparar os métodos para potencializar os resultados da empresa.
A experiência do concorrente é preponderante nesta lição, mostrando que é possível aprender com a concorrência.
Algumas vezes, após conhecer os concorrentes e entender como funciona o setor de atendimento ao cliente, pode-se tirar diversos detalhes importantes do benchmarking, além de entender de fato como as ações da concorrência podem influenciar os clientes.
Mas a grande questão é entender se todo o esforço está gerando resultados e a forma de saber isso é comparando os resultados e a saúde financeira dos concorrentes.
Vários números importantes para a empresa podem dizer bastante sobre o seu setor de atendimento ao cliente, principalmente sobre a eficiência dos custos com propaganda e marketing, além do atendimento ao cliente de fato.
Saber que a concorrência usa o seu dinheiro de forma mais eficiente do que a sua empresa pode ser um ótimo sinal para realizar algumas mudanças.
Mais do que simplesmente conhecer a concorrência e os seus setores de atendimento ao cliente, é importante tirar análises eficazes destes concorrentes e saber como a sua empresa vai garantir a sua fatia de mercado e encantar os seus clientes da maneira correta.
A melhoria do processo de atendimento ao cliente é um importante passo para isso, levando em consideração as lições aprendidas com a concorrência.
Em alguns momentos não é necessário reinventar a roda e construir do zero um processo eficaz para encantar no atendimento ao cliente.
Observar e aprender com as boas práticas dos concorrentes pode ser um importante passo para melhorar o setor e garantir a satisfação do usuário a partir da experiência destes concorrentes.
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