Como a inteligência artificial pode ajudar o help desk?

Muita gente ainda não sabe como a inteligência artificial pode ajudar o help desk, mas há alguns anos já prevíamos que boa parte do atendimento ao cliente seria feito por assistentes virtuais, como VCAs e Chatbots.

Além disso, a Internet das Coisas está cada vez mais avançada, tomando espaço em várias empresas e até mesmo nas casas.

Diante desse cenário, a inteligência artificial pode ajudar o help desk e – mais que isso – ela pode ser considerada crucial.

Afinal, uma ferramenta que integre a IA com chatbots, por exemplo, pode oferecer muitas vantagens competitivas ao negócio.

Com essa integração, os atendimentos que eram realizados em 20 minutos podem ser concluídos em 50 segundos, devido à automação e o aprendizado constante da inteligência artificial.

Todas essas vantagens conferem benefícios que antes eram inimagináveis para diversos empreendimentos.

Quer saber um pouco mais sobre como a inteligência artificial pode ajudar o help desk?
Então vamos imergir na inteligência artificial e descobrir tudo sobre esse vasto universo!

Descubra como a inteligência artificial pode ajudar o helpdesk

Descubra como a inteligência artificial pode ajudar o help desk

Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas, Cloud Computing – Esses termos são familiares para você?

Muitas pessoas os conhecem hoje em dia, mas eles eram conceitos muito novos há uma década. Afinal, ainda tínhamos os smartphones, redes sociais e ferramentas básicas como os assuntos do momento.

No entanto, a sociedade mudou. Empresas, fornecedores e clientes mudaram, transformando os processos de negócios. Agora, utilizamos dados da população alocados na internet – Big Data – para sustentar nossas ações, além de diversos serviços e produtos disponíveis em servidores virtuais ou streamings – cloud computing, por exemplo.

E quem diria que isso aconteceria? Nem os cientistas da computação mais otimistas previam esse boom dos dados que aumentou drasticamente o volume de produção das corporações.

Agora, elas precisam de novas estratégias, políticas para lidar com os dados e utilizá-los da melhor maneira possível. E é nesse cenário que a automação e a inteligência artificial entram.

A inteligência artificial e a automação

A grande vantagem da inteligência artificial e da automação é o fato de deixar tarefas simples e repetitivas fora das mãos humanas, sendo computadorizadas.

Assim, os colaboradores podem focar apenas naquilo que faz parte do cerne do negócio, ou seja, o essencial. Além disso, a inteligência artificial pode ajudar o help desk e muito!

Com a automação, as empresas passaram a criar workflows, por exemplo. Neles, ações pré definidas são executadas assim que alguma outra for feita ou requisitada. É assim que e-mails automáticos são enviados sem que eles precisem necessariamente passar por um ou mais funcionários.

Enquanto isso, a IA trabalha com o aprendizado contínuo sobre alguma ferramenta do negócio. Um grande exemplo de como a inteligência artificial ajuda o help desk é o uso dos chatbots.

Afinal, eles atendem clientes e, de acordo com as respostas que recebem, vão aprendendo um pouco mais sobre como se relacionar com eles.

Mas é claro que ambas as tecnologias não se restringem a apenas isso. As corporações ganham várias vantagens competitivas ao utilizá-las estrategicamente dentro do help desk, estando muito à frente dos seus concorrentes.

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Os impactos da inteligência artificial no Help Desk

A inteligência artificial pode ajudar o help desk de várias formas, mas dentre os principais auxílios podemos destacar principalmente a quebra dos limites humanos.

Afinal, com chatbots a sua empresa pode atender os clientes durante 24h por dia em 7 dias por semana!

Pense em outro tipo de limitação bastante comum: a fila. Um help desk que trabalha sem chatbots precisa parar de atender quando todos os atendentes estão ocupados.

No entanto, com chatbots é possível fazer uma triagem e finalizar atendimentos mais simples. Enquanto isso, aqueles não concluídos são passados para os operadores.

E mais: ao longo do tempo, esses mesmos bots vão aprendendo com as respostas dos clientes para melhorar o atendimento.

Ou seja, um questionamento que no início deveria ser passado para um humano por ser muito complexo, depois de algum tempo pode ser concluído pelo próprio bot.

Se falamos sobre tempo, também podemos pensar em outra grande forma da inteligência artificial para ajudar o help desk: diminuindo o tempo de chamadas.

Desde sempre ouvimos relatos de atendimentos que duram vários minutos, chegando até mesmo a mais de uma hora!

Mas, como os chatbots atuam tecnologicamente, em muitos casos eles podem buscar a solução de um determinado problema na base de dados e solucioná-lo em segundos.

Além disso, a inteligência artificial pode aprender a perceber as intenções do cliente e, aos poucos, direcioná-lo para algo específico.

Por fim, não podemos deixar de ressaltar a forma que a inteligência artificial ajuda o help desk em relação à agilidade.

Isso porque o chatbot pode atender vários clientes ao mesmo tempo, tem uma alta velocidade de resposta (reduzindo TMA), além de gerir os dados relacionados aos atendimentos (provendo relatórios práticos, etc).

É claro que nem tudo são flores e você terá muitos desafios ao implementar a inteligência artificial para ajudar o help desk.

Diretores podem acreditar que o investimento não trará retornos e funcionários podem pensar que seus empregos estão ameaçados. Motivos completamente equivocados!

Por isso é preciso trabalhar com uma empresa preparada para oferecer essa tecnologia, tendo um bom custo x benefício.

Nesse caso, contar com uma ferramenta como a Milldesk é essencial, pois ela disponibiliza esses recursos sem funcionalidades supérfluas e com bastante escalabilidade!

O que acha de fazer um teste grátis agora e começar a entender na prática como a inteligência artificial pode ajudar o seu help desk? Além disso, continue acompanhando nosso blog para saber as últimas novidades relacionadas à TI!

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