Antigamente, muitas empresas não davam tanta bola para o atendimento, até mesmo porque a concorrência poderia ser pequena. No entanto, atualmente até mesmo microempreendedores precisam dar valor a esse tema, pensando na experiência do consumidor.
Afinal, os concorrentes estão por toda a internet, a apenas um clique de distância. E você sabe disso se chegou até aqui! E mais: você sabe que precisa encantar os clientes caso pretenda se diferenciar frente às várias marcas que encontramos por aí.
Por isso criamos esse artigo que irá abordar um pouco sobre o ainda novo mercado virtual, como a sua equipe de suporte pode oferecer algo único aos consumidores e a importância de um treinamento adequado aos colaboradores. Vamos lá?
Todas as empresas enfrentam várias dificuldades no mundo virtual. Afinal, ela ainda é um cenário muito recente e com diversas peculiaridades, mesmo já existindo há décadas.
Vender, estar presente e gerar autoridade na internet não acontece do mesmo jeito do mundo físico. É preciso se adequar às particularidades desse universo!
Sendo assim, o primeiro passo para oferecer uma boa experiência do consumidor é ter um bom site. Temos certeza que você já viu aquelas páginas que comumente chamamos de “feita pelo sobrinho” por não terem muita qualidade. E como algum cliente vai confiar no seu negócio se o cartão de visitas online é mal feito?
E o pior disso tudo muitas vezes não é nem o design do site, mas a usabilidade. É fácil encontrar páginas nas quais é difícil navegar, visualizar os produtos ou serviços, conhecer a história do negócio etc. Isso tudo prejudica a experiência do consumidor que em várias ocasiões não consegue nem mesmo entrar em contato com a organização.
É verdade! Dê uma pesquisada por alguns serviços no Google e você encontrará sites que simplesmente “escondem” a seção de contato.
E como uma empresa poderá mostrar o que faz de uma maneira mais direta sem o contato? É um cenário muito difícil que também impacta negativamente na experiência do consumidor.
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Hoje em dia, os negócios que se adaptaram ao ambiente virtual refletiram sobre as particularidades que o atendimento online tem e se adaptaram a elas. Muitos pensaram em, por exemplo, deixar mensagens automáticas caso não haja ninguém para atender.
Essa é uma ação simples que mostra como a empresa se importa com o cliente, mas existem diversas outras. E o primeiro passo para atingi-las é justamente pensar na sua equipe interna.
A sua equipe de atendimento precisa saber como se portar oferecendo algo que encante o cliente. Essa é a chave para gerar uma memorável experiência do consumidor. E pra isso, o seu empreendimento só precisa seguir alguns passos…
Muitos profissionais de marketing consagrados dizem que os primeiros clientes de uma empresa são os próprios funcionários. Sendo assim, antes de tudo você deve pensar em mantê-los satisfeitos! Ofereça o básico (bons salários e benefícios), mas vá além! Insira-o dentro dos processos empresariais, crie um ambiente legal, dê e ouça feedbacks etc.
Isso os deixará bastante felizes e por dentro do negócio, sendo este o momento de mostrar a cultura empresarial! Aqui, vale ressaltar a visão, missão e valores para eles, além de implementar o “clientôcentrismo”, ou seja, um modelo onde o cliente está no centro das ações.
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Com isso, todos conseguirão passar a mensagem da empresa para quem mais importa: o cliente!
Se um cliente achou a sua empresa na internet, não faz nenhum sentido pedir para que ele entre em contato com o seu negócio por outro meio (como o telefone), né? Portanto, se estamos no mundo virtual, continue no virtual. Muitas vezes é ali que a outra parte se sente confortável. Logo, é ali que a experiência do consumidor será a melhor possível!
Por trás de um pequeno problema relatado no atendimento, o cliente pode estar passando por um turbilhão de coisas na vida pessoal. Nunca sabemos o que está acontecendo por completo.
Às vezes resolver aquela questão pode ser muito importante para aquela pessoa. Logo, encontrar um atendente que tenha empatia, saiba ouvir os problemas e consiga ajudá-lo pode ser a chave para uma ótima experiência ao consumidor.
Por fim, chegamos no momento crucial depois de entender todos os problemas dentro de um ambiente que o cliente se sinta confortável: encontrar a solução. Agora, o suporte deve ser ágil e prestativo, solucionando aquela questão da melhor maneira possível e oferecendo algo que gere uma ótima experiência ao consumidor!
Sabendo de tudo isso, é muito importante oferecer treinamentos que vão além da cultura. Afinal, conhecer a cultura empresarial e a solução help desk utilizada traz impactos muito positivos, reduzindo o número de chamados.
E é claro que todos esses treinamentos devem ser contínuos. Isso porque depois de aprender algo em algumas aulas, precisamos exercitar o conhecimento e continuar a estudar. Portanto, sempre ofereça treinamentos periódicos que busquem melhorar as deficiências percebidas.
Isso pode ser feito através da analise dos feedbacks, pois sempre haverá algo negativo, mesmo que a sua empresa preze ao máximo pela experiência do consumidor. É importante ouvir o que foi dito e trabalhar em cima das questões que apareçam constantemente.
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Além disso, também é essencial ter alguma ferramenta de help desk que facilite o trabalho, melhore a experiência do consumidor e ofereça relatórios para promover outras melhorias. A Milldesk tem tudo isso e um pouco mais, como automações, workflows etc. Conheça um pouco mais dos recursos do software!
E, claro, continue acompanhando o blog para sempre evoluir o seu atendimento!