O atendimento aos clientes através das Redes Sociais está se mostrando como uma ótima forma de aproximar clientes às empresas. E isso traz também aos consumidores um grande poder para expressar suas opiniões sobre as companhias. Com esse poder, a capacidade de elogiar ou criticar um serviço ou produto pode impactar diretamente na imagem do negócio.
Com essa capacidade de expressão nas mãos dos consumidores, as empresas precisam se preocupar cada vez mais com sua imagem e fornecer serviços de atendimento diretamente nas redes sociais para os seus clientes. Sendo assim, o negócio demanda de um maior engajamento para atingir a satisfação do usuário.
Continue lendo nosso artigo e veja como o atendimento ao cliente através das mídias sociais é importante!
As redes sociais tem uma característica importante que impulsiona o seu crescimento, que é o da vontade das pessoas em fazer parte de um grupo ou comunidade. Com isso, a forma de compartilhar noticias e informações também é impulsionada, uma vez que os usuários confiam e acreditam na credibilidade do que é postado.
O impacto aos negócios a partir das redes sociais é grande, uma vez que as empresas precisam estar atentas ao que é falado delas nas mídias sociais. A participação nas comunidades onde os clientes se encontram, responder aos questionamentos, promover produtos e serviços e até sorteando brindes e fazendo promoções são formas de manter o engajamento ao negócio nas redes sociais.
Além de manter a qualidade da participação das empresas nas redes sociais, também é importante compartilhar e oferecer conteúdo de qualidade, com relevância, para garantir o engajamento dos usuários. Nesta nova “era do cliente”, os consumidores tem a opção de determinar onde, como e quando comprar, e um excelente atendimento ao cliente faz toda a diferença nesse quesito.
A evolução contínua dos colaboradores, o treinamento adequado, o atendimento correto de acordo com o tipo de cliente, o cumprimento dos acordos feitos e ouvir com atenção as solicitações e as reclamações são pontos primordiais para manter a fidelidade com a marca.
O atendimento ao cliente se tornou uma questão primordial para qualquer negócio em todos os setores, e não é diferente quando se fala em redes sociais. Os conceitos básicos de um bom atendimento são passados para todos os níveis hierárquicos da empresa e uma postura adequada, boa comunicação, carisma e identificação das necessidades dos clientes são quesitos extremamente importantes.
Com isso, entende-se que ter uma boa relação com o seu cliente é fundamental para o negócio, não é possível oferecer um bom produto ou serviço sem dispor de um bom canal de comunicação. Algumas boas práticas podem impactar positivamente nesse atendimento:
Esse fator é importante para entender quais práticas podem surgir efeito ou não com determinado cliente. Além disso, é ir além das necessidades como consumidor, mas é entender o pessoal e emocional daquele cliente, conquistando a sua confiança.
Esse passo é primordial para criar um bom canal de comunicação, falando as palavras corretas na hora certa. Entender qual tipo de cliente impacta na forma de como conduzir o diálogo, além de saber falar a linguagem daquele usuário.
O método de comunicação S.C.O.T. permite que o colaborador entenda os pilares de uma boa comunicação: Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Seguindo esses passos consegue-se conquistar a confiança do cliente, alinhando os três primeiros pontos (S.C. e O.) para enfim mostrar transparência na relação com o consumidor. Essa boa prática é muito importante nas redes sociais, uma vez que geralmente a comunicação é rápida e ágil.
Se antecipar a possíveis problemas e incidentes que possam vir a acontecer com os consumidores é importante para a satisfação do cliente, uma vez que impacta positivamente no sentimento de atenção que é prestada pela empresa.
Uma equipe bem treinada e alinhada com o modo de comunicação da empresa é sempre essencial para manter a qualidade e a satisfação do cliente. Dito isso, conseguir transmitir esse alinhamento e manter essa qualidade entre a equipe que se comunica com os consumidores pelas redes sociais, faz parte do padrão de atendimento, sendo um tópico importante e estratégico.
As mídias sociais trouxeram grandes mudanças no atendimento ao cliente, criando novas formas de manter um canal de comunicação, novas maneiras de solucionar problemas e dar atenção aos consumidores. Essa nova ferramenta permite que os usuários das redes sociais se comuniquem diretamente com as empresas, trazendo novos desafios para fornecer serviços e atendimento através desse novo ambiente de informação.
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