Um dos aspectos mais importantes na hora de participar de projetos de TI (tecnologia da informação) e desenvolvimento de software é tomar ações preventivas diárias que nos permitam evitar retrabalho e antecipar situações que possam nos causar atrasos no desenvolvimento e entrega.

E esta é a ideia deste artigo, explorar várias ações preventivas que podem ser tomadas em projetos de TI, que vão desde a identificação de todos os requisitos de todas as áreas envolvidas desde a fase de análise, até prevenir situações com os ambientes de banco de dados.

As ações preventivas se classificam por cada fase do ciclo de desenvolvimento (análise, concepção, desenvolvimento e implantação), independentemente de que estas sejam executadas sequencialmente (metodologias de ciclo tradicional de vida) ou paralelo (como no desenvolvimento ágil).

Ações preventivas – Análise e projeto de sistema

Medidas preventivas – Desenvolvimento

Ações preventivas – testes (antes de iniciar os testes):

Esta é apenas uma lista inicial de ações preventivas para evitar o retrabalho em projetos de TI.

Que outras ações preventivas você considera imprescindíveis para evitar o retrabalho e o atraso?

Fontes: (PMO info, café para scrum master)

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou