Métricas, dados são essenciais em qualquer segmento, como bem disse Edward Deming: “Acredito em Deus, todos os outros devem apresentar dados e fatos”.
E é justamente no setor da Tecnologia da Informação que dados e métricas possuem um papel fundamental.
Afinal, como saber o quanto os clientes estão satisfeitos com seus serviços, se há falhas em processos ou se há necessidade de correções no produto, serviço, atendimento, se isso não vier respaldado por números?
Um dos meios de fazer isso é usando a famosa pesquisa de satisfação em TI que ajuda a apontar melhorias que devem ser feitas.
Bem simples e direto ao ponto: por meio da pesquisa de satisfação em TI, você terá acesso a métricas com as quais poderá realizar análises de dados do atendimento prestado por sua equipe de suporte.
E partindo dos resultados coletados, poderá agir de modo enfático e corrigir erros e pontos falhos.
Mas não é só isso, poderá se valer dessa pesquisa, também para reforçar seus pontos fortes ao receber feedback positivo.
É muito importante ter um diagnóstico sempre atualizado do grau de satisfação dos clientes.
Com ela, você pode mensurar e avaliar a eficácia de seus processos e de suas operações.
Além de efetivamente ter em mãos uma fantástica ferramenta para aplicar ações corretivas e de rumo para o negócio.
De modo direto: sempre após cada atendimento ao cliente, seja ele(a) interno ou externo.
Dessa forma, fica fácil aprimorar, fazer melhorias contínuas de modo rápido, ao invés de esperar que algo de muito errado ocorra, para então promover mudanças.
Toda empresa pode realizar a pesquisa de satisfação em TI.
Não importa o tamanho e o número de colaboradores que possui, todos devem medir e analisar a satisfação de seus usuários para garantir melhorias contínuas.
É através das respostas recebidas na pesquisa de satisfação em TI que você poderá identificar problemas ou de repente descobrir que está indo no caminho certo e reforçar o que funciona.
Ninguém melhor do que o seu cliente/usuário para poder te dizer se está tudo bem ou não.
Essencial saber onde você está acertando ou falhando, pois isso, irá ajudar a criar planos de ação para eliminar esses problemas.
O importante é abrir este canal de relacionamento para poder receber as respostas e analisar os resultados, sejam quais forem.
>>Saiba mais: Pesquisa de satisfação de seus usuários e clientes.
Tão importante quanto saber as respostas é saber fazer as perguntas corretas, vale pra vida, vale para a pesquisa de satisfação em TI.
E escolher bem as perguntas para pesquisa de satisfação de TI é uma das etapas mais importantes da construção de um bom modelo de pesquisa de satisfação.
Vai da realidade de cada organização, não há uma regra taxativa, cada empresa tem seu próprio conjunto de perguntas.
Entretanto abaixo listamos algumas opções básicas para quem ainda não possui, monte o seu roteiro e quem já possui selecione algumas.
Linhas gerais o ideal é que uma pesquisa de satisfação para suporte de TI contenha de 4 a 8 perguntas para não tornar o questionário enfadonho.
Alguns exemplos de perguntas para a sua pesquisa de satisfação em TI:
>> Saiba mais: carta na manga: a pesquisa de satisfação à favor do suporte!
Além de escolher as perguntas para pesquisa de satisfação de TI, é importante definir como você vai coletar as respostas.
Privilegie o uso do modelo de respostas em múltipla escolha, por sua praticidade, simplesmente porque permite que você elimine a subjetividade.
Entre as formas de coletar as respostas de seus clientes, podemos destacar dois modelos: Concordo/Discordo ou notas (de 0 a 10, por exemplo).
No modelo Concordo/Discordo, você deve disponibilizar para o cliente as seguintes opções:
( ) Concordo totalmente;
( ) Concordo parcialmente;
( ) Não concordo nem discordo;
( ) Discordo parcialmente;
( ) Discordo totalmente;
A segunda opção é solicitar que o cliente dê uma nota de 0 a 10 para cada um dos quesitos presentes na pergunta.
>> Saiba mais: Faça o controle das pesquisas de satisfação do cliente
É óbvio que não existe apenas uma forma de montar uma pesquisa de satisfação em TI, pelo contrário há vários jeitos.
Mas para atuar diretamente com suporte ao cliente, um dos modelos mais utilizados é o famoso NPS (Net Promoter Score).
O NPS classifica o atendimento com uma nota de 0 a 10, e o cliente pode expressar o seu nível de satisfação com comentários.
Seu cálculo se expressa da seguinte forma:
É esta, inclusive, o tipo de pesquisa de satisfação em TI que utilizamos aqui no Milldesk.
Com critérios objetivos e métricas consistentes, você perceberá o impacto positivo que a pesquisa de satisfação em TI terá em seu negócio como um todo.
>> Saiba mais: Métricas que indicam a satisfação do usuário
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