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Quer ter reuniões mais eficazes em projetos de TI? Todos nós sabemos que reuniões devem ser objetivas e eficazes…

Mas na prática nem sempre é assim, muitas vezes reuniões se tornam motivo de perda de tempo com discussões que levam a lugar nenhum e na gestão de projetos de TI não é muito diferente.

Deve ficar claro que a participação nas reuniões não é um objetivo em si mesmo, uma reunião tem o objetivo de resolver um problema (ou problemas) que de outra forma não seria possível ou seria mais caro, por telefone ou por e-mail, etc. .

Por outro lado, durante o tempo que estamos cumprindo nossa carga de trabalho habitual não vai diminuir, mas sim aumentar com o correio que não sabiam ler ou lidar com as questões que poderíamos desenvolver ao longo da vida do mesmo.

Por isso é necessário realizar as reuniões da forma mais eficaz possível eis algumas dicas para ajudar:

Seja pontual

O velho jargão “tempo é dinheiro” nunca esteve tão em evidência. Devem-se conciliar as várias agendas das diferentes pessoas, a carga de trabalho é considerável, por isso não fazer com que os outros percam tempo com atrasos além de ser chique é muito importante.

Respeitar o horário de início nos levará a aproveitar melhor o tempo e evitará começar a sessão com uma ligeira tensão pela falta de tato com respeito ao resto dos participantes.

Defina os verdadeiros objetivos

Estabeleça um escopo claro e definido para a reunião e também outros assuntos relacionados que possam ser abarcados durante a sua duração.:

Convocar as pessoas certas

Os participantes da reunião devem ser em número mínimo exigido para que ela possa transcorrer de forma rápida e produtiva.

Respeite a ordem do dia marcada para a reunião

Uma vez estabelecidas as questões a serem discutidas em uma reunião, devemos entendê-las como os únicos pontos a serem tratados, evitando que temas alheios ao objetivo adentrem.

Outros temas podem ser interessantes e inclusive podem até ser muito importante e nos obrigar a dar-lhes uma solução, mas não na reunião que temos convocada planejada e estabelecida. Foco!

Deixemos fora dela e para depois tudo o que não está na ordem do dia.

Respeite o direito de falar

Uma reunião deve ter uma dinâmica de conversação alternada e sem azedume, cada parte pode ouvir a outra veementemente defender seus argumentos, mas sempre com respeito.

Portanto, é muito importante respeitar o tempo de intervenção de cada uma das partes que estão conversando, facilitando assim a compreensão das posições estabelecidas, permitindo conhecer os argumentos de cada parte e ajudando a manter principalmente um clima calmo, sem agressividade ou posições defensivas.

Limitar a duração da reunião

Uma hora e meia é tempo mais que suficiente para lidar com problemas comuns em uma reunião.

Se uma reunião se estende excessivamente pode-se chegar a um desgaste das posições que estamos defendendo e inclusive um desgaste da pessoa antes os demais.

E pior, os participantes podem perder o interesse e se desconectar do que estamos tentando argumentar, e aí laptops, tablets, smartphones e começam a executar outras tarefas diferentes das quais deveriam estar dedicados, que é a ordem do dia da reunião.

Redija uma ata da reunião

É importante para validar que todos os participantes da reunião tenham recebido as mesmas impressões e ideias após o final.

Para fazer isso, uma prática essencial é fazer um registro do encontro: em formato Word, por e-mail, Excel, etc.

Há muitos modelos disponíveis, se quiser, mas o essencial é:

Gostou de saber mais sobre reuniões mais eficazes em projetos de TI? Esperamos que com estas singelas, mas efetivas dicas você consiga realizar reuniões mais produtivas e objetivas e assim possa alcançar as metas em seus projetos.

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